terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Evento internacional para engenheiros sanitaristas e ambientais acontece no Pará

Nove mesas redondas, duas palestras e várias visitas técnicas fazem parte da programação do simpósio luso-brasileiro

Questões relacionadas ao meio ambiente e saneamento serão abordadas durante o XIII Simpósio Luso-brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Silubesa), que pela primeira vez acontece em um estado da região Norte, o Pará. O evento será realizado entre os dias 10 e 14 de março, no centro de convenções do Hotel Sagres, em São Brás, e deve receber cerca de mil participantes, entre acadêmicos, técnicos e profissionais de vários estados brasileiros e de diversos países. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o simpósio tem como tema "Amazônia: Desenvolver sem degradar" e conta com o apoio da Associação Portuguesa da Recursos Hídricos.
Segundo o o presidente da Abes no Pará, o engenheiro José Benevenuto, o simpósio é um dos eventos mais esperados pela categoria, a nível nacional. Benevenuto afirma que os problemas que afetam o meio ambiente e o saneamento básico podem ser solucionados através de campanhas educativas e de conscientização. "As discussões sobre estas questões já são antigas. Não bastam só as políticas públicas. E sim investimento em campanhas que eduquem e conscientizem a população a economizar água, coletar o lixo de forma seletiva para evitar o acúmulo de resíduos, entre outras, sobretudo que façam a sociedade refletir sobre a degradação que o planeta vive", declarou o engenheiro.
Nove mesas redondas fazem parte da programação. Os temas são "Desenvolvimento da Amazônia", "O Saneamento Ambiental e Urbanização", "Licenciamento Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica", "A Experiência das Companhi de Saneamento", "Soluções Hidroinformáticas Emergentes para a Gestão da Água em Bacias Hidrográficas", "O Monitoramento de Efluentes", "Gestão, Controle, Redução de Perdas, Energia e Eficiência Energética", "Responsabilidade Ambiental Empresarial" e "Mudanças Climáticas".
O XIII Simpósio Luso-brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é coordenado pela presidência da Abes nacional em parceria com a Abes de Portugal e a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos. O evento conta, também, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Caixa Econômica Federal e Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.
As inscrições para o simpósio podem ser feitas através da internet, pelo site da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, no endereço www.abes-dn.org.br, onde é possível encontrar mais informações.

Nenhum comentário: