terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Motorista de veículo pesado terá de fazer exame de sono

Motoristas que quiserem tirar ou renovar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C (para dirigir caminhões), D (para ônibus) e E (para carretas) terão de passar por avaliação médica para verificar se sofrem de distúrbios do sono. A resolução que torna obrigatório o exame foi publicada ontem pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já está em vigor. A avaliação é feita junto com os demais testes clínicos, pelo mesmo médico, não acarretando custo adicional, informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Segundo o departamento, a resolução foi criada por recomendação de uma câmara interna do Contran, que consultou diversas instituições públicas e privadas a respeito das doenças do sono, baseando-se também em estudos sobre o problema.
Especificamente, os médicos avaliarão se os motoristas sofrem da Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono (Saos), que causar sonolência durante o dia. Após o exame clínico, caso haja sinais de que o motorista sofre do distúrbio, terá de fazer outro exame - a polissonografia, feita por meio de sensores colados à pele com adesivos, durante o sono - para investigar mais profundamente o problema. Constatada a doença, a carteira não poderá ser renovada até que a deficiência seja sanada com tratamento adequado.
De acordo com o Denatran, é possível fazer a polissonografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
(Agência Estado)

Um comentário:

saudeeconforto disse...

Saiba mais sobre a Apnéia:

O Instituto do Sono e Terapia - Saúde e Conforto (www.saudeeconforto.com.br) oferece diversas informações sobre a Apnéia do Sono. Também oferece aos usuários que tem diagnosticada a apnéia, toda linha de produtos para combater tais sintomas, como por exemplo o CPAP (compressor de ar que desobstrui as vias áereas e impede a apnéia), máscaras (que podem ser nasais ou oronasais, conforme o usuário durma de boca fechada ou aberta, respectivamente), umidificadores (necessário sempre que o clima seja muito seco ou frio, que resseca as vias aéreas).

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, descobrir os endereços de clínicas e laboratórios do sono onde se faz o exame de polissonografia ou para comprar os equipamentos para combater a apnéia, acesse o site www.saudeeconforto.com.br

O Instituto do Sono e Terapia - Saúde e Conforto tem fisioterapeutas para lhe dar a orientação completa sobre a Apnéia!

www.saudeeconforto.com.br