sexta-feira, 21 de março de 2008

Avanço da coca na Amazônia preocupa ONU

O ESTADO DE S.PAULO

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma estar “muito preocupada” com as informações da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre o avanço da cocaína em tribos indígenas na região amazonense do Alto Solimões.Segundo a ONU, o fato deve servir como um sinal para que a fiscalização na região seja reforçada.
O temor das Nações Unidas é que os traficantes estejam começando a usar a Amazônia brasileira não apenas para o tráfico de drogas, mas também para sua produção, “exportando” o modelo já usado na Colômbia.Recentemente, o Exército confirmou ter encontrado plantações de coca na região de Tabatinga (AM). A produção representa pouco em relação à cocaína que passa pelo Brasil, mas os militares sinalizam para a necessidade de se reforçar a fiscalização na região.
“Isso é muito preocupante”, afirmou o representante do escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (UNODC) para a América do Sul, Giovanni Quaglia. “Existe a coca nativa, usada tradicionalmente pelos indígenas há milênios. Mas não cultivada com a finalidade do comércio”, explicou Quaglia.“Os 7 mil pés de coca encontrados são um sinal de que o governo precisa ficar atento sobre o que está ocorrendo para evitar que esse volume aumente. A realidade é que o potencial de cultivo na região é enorme”, alertou ele.

Nenhum comentário: