quinta-feira, 27 de março de 2008

Resíduos do projeto Juruti têm destino seguro

Todo o material orgânico e os resíduos gerados pela Alcoa em seu projeto de implantação de uma mina de bauxita em Juruti, no oeste do Pará, têm como destino a Área de Disposição de Resíduos (ADR), que permite o pleno gerenciamento do lixo relacionado à obra.
O gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Mina de Juruti, Mauricio Macedo, afirma que “a companhia começa agindo certo naquilo que é um grande problema ambiental na humanidade: a disposição inadequada de lixo ou resíduos urbanos e industriais”.
Segundo ele, a ADR Juruti supera tecnicamente as exigências de qualquer norma ambiental existente no Brasil e em outros países. Macedo explica que a área é dividida em um depósito de resíduos recicláveis, um depósito de resíduos perigosos (classe I) e uma usina de triagem e compostagem para reciclagem de lixo, proveniente das obras de implantação da Mina de Juruti. Além disso, em vez de encaminhar os resíduos para serem tratados em outros estados, ele informa que a Alcoa destina o material proveniente da mina de bauxita a uma empresa especializada instalada em Belém, “gerando emprego, renda e beneficiando o próprio estado”. Outro ponto positivo destacado pelo dirigente da Alcoa é que o recurso adquirido com a venda do resíduo será depositado em um fundo e poderá ser revertido para benefícios em Juruti e em favor de entidades assistenciais.

Nenhum comentário: