segunda-feira, 21 de abril de 2008

Campanha de Vacinação do Idoso começa no dia 26 de abril

Começa no dia 26 de abril, mais uma Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, coordenada no Pará pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Com o slogan "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se", a campanha tem como meta, no Pará, vacinar contra a gripe 411.850 idosos com 60 anos ou mais, 12.330 contra a pneumonia e 82.370 contra difteria e tétano.
Serão vacinados 100.662 idosos na capital e 311.188 no interior do Estado. A campanha de vacinação se estenderá até o dia 9 de maio, tendo como Dia Nacional de Vacinação o dia 26 de abril, sábado.
Os objetivos da campanha são: contribuir para evitar a gripe e suas graves conseqüências; reduzir as mortes por complicações de pneumonia e atualizar a situação vacinal dos idosos contra a difteria e tétano. Para alcançar a meta, o Pará vai contar com 4.130 postos de vacinação, sendo 92 na capital e 4.038 no interior e dispor de 450.000 doses de vacina contra gripe, 83.000 doses contra difteria e tétano e 12.330 contra pneumonia, assim como seringas e agulhas em número suficiente para o trabalho. Também contará com 24.784 profissionais de saúde, 156 barcos e 607 carros.
Por que se proteger contra a gripe?
A gripe é uma virose respiratória aguda, que ocorre durante todo o ano, mas tem características de se manifestar sob a forma de surto ou epidemia. Os principais sintomas da gripe são febre, dores musculares, tosse e coriza. A doença é transmitida por meio de contato com secreções de pessoas gripadas expelidas pela boca ou nariz, por ocasião da fala, tosse ou espirro; ou ainda por contato com material contaminado. A pneumonia é uma infecção respiratória causada por vários microorganismos, sendo o Pneumococo o que produz os quadros mais graves da doença nos idosos.
Os principais sintomas são tosse com expectoração com pus e, às vezes, sangue, febre, dor torácica, podendo evoluir para extrema gravidade e morte, principalmente nas pessoas idosas. A transmissão ocorre por meio de contato com pessoas doentes ou com infecção sem sintomas. O Pneumococo também pode ficar alojado no trato respiratório superior de pessoas aparentemente sadias e causar a doença assim que há queda de resistência.

Nenhum comentário: