sexta-feira, 4 de abril de 2008

A foto do fato


Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal

Três motivos

Publico esta fotografia, de 1983, por três motivos. O primeiro é para homenagear o médico Camilo Martins Vianna, que também é um dos homenageados pelo Salão de Humor da Amazônia (juntamente com Raymundo Mário Sobral). Depois de fazer uma carreira admirável na saúde pública, o doutor Camilo foi um pioneiro na batalha para fazer respeitar a natureza, dedicando-se a um trabalho missionário a partir do final dos anos 60. O segundo motivo é mostrar que nessa época outro médico, com outra trajetória, era uma expectativa de renovação na política paraense: o então prefeito de Belém (biônico, por obra e graça de Jader Barbalho), Almir Gabriel, que frustrou as melhores esperanças nele depositadas.
O terceiro motivo é documentar um momento da história da TV Liberal[Belém], omitido por completo no álbum que seus proprietários patrocinaram tempos atrás para dar a versão oficial, como sempre, parcial e distorcida. Camilo e Almir aparecem aqui no programa Lúcio Flávio Pinto Entrevista, apresentado toda semana em horário nobre (logo depois das 22 horas), ao vivo, com duração de mais de meia hora, em "janela" aberta na rígida grade da programação da TV Globo por imposição do dono da emissora, Romulo Maiorana. A idéia foi dele, assim como a viabilização, tudo de última hora, com um propósito: fazer jornalismo para valer.
Propósito negligenciado pelos sucessores.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Lúcio nunca refere-se às empresas ORM com uma única frase que reconheça algum mérito dos sucessores de Rômulo Maiorana.
É triste ver que um jornalista competente, como ele, não queira ver o que de positivo existe.
Mas, é compreensivel que depois das porradas do Ronaldo ele assim proceda, já que esse fato manteve seu nome em evidência, eis que seu Jornal Pessoal só atinge uma minúscula quantidade de leitores.
O Lúcio precisa dar uma virada e sair dessa redoma de só se ler a respeito dele nos blogs e afins.