segunda-feira, 21 de abril de 2008

Inglês de Sousa é homenageado no I Salão do Livro em Santarém

O escritor paraense, nascido na da cidade de Óbidos, Inglês de Sousa,será o patrono do I Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas,realizado em Santarém, no período de 23 a 27 de abril.
Inglês de Sousa foi um grande representante da cultura amazônica,principalmente por usar referências de pesca, do índio, do rio entretantos outros. Quando se mudou para o Rio de Janeiro levou a Amazônia emseus textos de ficção. Além de escritor, ele foi professor, advogado,político, jornalista e um dos introdutores do naturalismo na literaturabrasileira, se destacando também como um dos fundadores da AcademiaBrasileira de Letras.
No geral, sua obra enfoca principalmente o homem amazônico, acima atémesmo da paisagem e do exotismo da região. Tornou-se conhecido com "O Missionário", romance influenciado pelo cientificismo do final do séculoXIX. Pela ciência é capaz de justificar todos os fenômenos naturais,inclusive o modo como o homem se sobressai às forças da natureza. Neste seu principal romance ele descreve com fidelidade a vida em uma pequenacidade amazônica, com fidelidade às cenas regionais.
Testemunha - Destacando-se por seu vigor lingüístico, ele soube dosar aficção com o relato descritivo e real das diversas lendas e estórias daAmazônia. Foi testemunha de uma época de muitas transformações no país,tanto políticas quanto religiosas e literárias. "Ele mostra não uma Amazônia isolada, mas em contato com o Brasilinteiro, até porque sua obra remete ao período da borracha, onde eleescreveu sobre a Guerra do Paraguai, a presença de ingleses, os barcos avapor que traziam diversas coisas", afirma Silvio Holanda, doutor emLiteratura e professor de Teoria Literária da Universidade Federal doPará (UFPa).
Durante a Guerra do Paraguai ele demonstrou as deficiências daorganização militar que, aliada às campanhas absolutistas erepublicanas, abalaram a monarquia. O resultado que esse cenárioimprimiu em Inglês de Sousa o tornou diferente dos demais escritores desua escola literária.
Curiosidades - De acordo com Holanda, a vida do escritor homenageado apresenta algumas curiosidades. "Primeiramente, ele não morreu pobre como a maioria dos escritores. Ele enriqueceu como jurista e advogado", informa." Também foi tio do escritor paulista Oswald de Andrade, que em suasmemórias registradas no livro "Um homem sem profissão: Sob as ordens de mamãe", narra uma visita que fez ao Rio de Janeiro, quando ficou comvergonha de se apresentar ao tio rico, por medo que ele pensasse quefosse por interesse", diz o professor.
O Salão do Livro pretende consolidar a divulgação da literatura paraenseincentivando a leitura, além de formar público leitor em todo o Estado,fomentar a integração entre os municípios paraenses e difundir aliteratura regional. Fomenta, assim, obras de novos e tradicionaisvalores literários da Amazônia. No I Salão haverá ainda um bate-papo com escritores da Amazônia, como Éfrem Galvão e Walcyr Monteiro, além de autores de renome nacional, como Içami Tiba e Ariano Suassuna.

Nenhum comentário: