sexta-feira, 18 de abril de 2008

Memória de Santarém - por Lúcio Flávio Pinto

ANÚNCIOS em 1952 e 1953

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA E PROCURATORIA
Bacharel Silvério Sirotheau Corrêa
(Da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Pará)
RUA FLORIANO PEIXOTO, 363 - CAIXA POSTAL, 46
Causas Cíveis, Comerciais e Trabalhistas
Aceita patrocínio nas vizinhas comarcas de Monte Alegre, Alenquer e Óbidos
CARTEIRA IMOBILIÁRIA: Administração e compra e venda de imóveis - Legalização de títulos de propriedade - Requerimentos de terras por compra ao Governo do Estado, por aforamento ao Governo municipal e de terras de marinha ao Governo da União.
DIVERSOS: Contratos em geral - Naturalização - Despachos perante as repartições públicas.
[Esse anúncio, do final de 1952, mostra que o poder público, em matéria fundiária, era pouco mais do que um escritório público de corretagem de terras. A iniciativa sobre a alienação de terras devolutas era dos particulares, através de escritórios de advocacia, que funcionavam como se fossem, nessa matéria, agências de extensão do setor público.]
Apolinário M. Coimbra convida os seus parentes e amigos para assistirem a missa que mandará celebrar no dia 25 do corrente na Igreja Matriz às 8 horas, em sufrágio da alma da sua querida mãe, que em vida se chamou Antonina Mendes Coimbra. Antecipadamente agradece o comparecimento de todos a este ato religioso. (Dezembro de 1952)
Centro Recreativo
A Diretoria do Centro Recreativo comunica aos senhores associados que a entrada dos mesmos, nas duas festas, a partir do "réveillon" de 31 de dezembro próximo, se fará, sem exceção, mediante a apresentação do recibo em vigor, o que será exigido à porta, indistintamente de cada um, pelo Porteiro especialmente contratado para esse fim.
A Diretoria pede aos srs. sócios que se façam acompanhar do recibo, a fim de não darem margem a incidentes que poderão ser evitados, avisando-os, outrossim, de que poderão fazer-se acompanhar de pessoas de sua família, no que incluem esposa, mãe e filhas.
Para a festa de 31 de dezembro será obrigatória a apresentação do recibo de dezembro e o traje será branco, sem rigor para os cavalheiros e passeio para as senhoras e senhoritas.
Para os senhores visitantes, serão excepcionalmente e a critério da Diretoria, distribuídos convites que, do mesmo modo, serão exigidos à porta.
As mesas estão a cargo do secretário do Centro, sr. Charles Merabet.
Evoé... Evoé...
Aproxima-se o CARNAVAL
Lança Perfume, Confete, Serpentina, Recebeu o "Café Central"
Alerta Foliões!
Visitem o "Café Central" para verem o grande e variadíssimo sortimento que acaba de receber para a quadra "CARNAVALESCA", como seja: Máscaras de papelão de todos os tamanhos, máscaras de cetim, narizes, bigodes, confete, serpentinas e LANÇAS-PERFUMES da afamada marca "RODO".
Todos ao "CAFÉ CENTRAL"

(Janeiro de 1953)
MIGUEL J. BERBARY, por motivo de saúde, tendo de ausentar-se de Santarém, oferece à venda o seu estabelecimento comercial denominado Nova Aurora e casas residenciais, sitos à rua 24 de Outubro, nesta cidade.
"BOA NOITE" - Espirais contra mosquitos e carapanãs, à venda na CASA REGIS, Rua João Pessoa, nº 433.
FALECIMENTO
D. Maria Braga Macambira
Confortada pelos Santos Sacramentos da religião católica, da qual sempre foi abnegada defensora, faleceu ontem, às 7,30 horas, com a invejável idade de 92 anos, D. Maria da Luz Braga Macambira, viúva do Cel. Leopoldo Macambira.
D. Mariquinha, como era conhecida na intimidade, teve numerosa prole de santarenos, da qual somente ainda vivem D. Maria José, esposa do Deputado amazonense Augusto Pessoa Montenegro, e as senhoritas Joana e Ana Pereira Macambira, sendo avó dos deputados paraenses Sílvio e Cléo Macambira Braga.
O sepultamento da inditosa senhora realizou-se ontem mesmo, às 17,30 horas, com grande acompanhamento, pois era pessoa grandemente estimada a respeitada nesta terra. (17 de janeiro de 1953)

Nenhum comentário: