sábado, 19 de abril de 2008

Biodiesel passa a ser o vilão do aumento dos preços dos alimentos


Nelson Tembra

Relator especial da Organização das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, em recente entrevista a uma emissora alemã, repetiu o que vêm dizendo outros críticos dos biocombustíveis, segundo os quais o uso de terras férteis para cultivos destinados a esta tecnologia “reduz as superfícies destinadas aos alimentos e contribui para o aumento dos preços dos mantimentos”.
A declaração de Ziegler não mencionou quaisquer estatísticas sobre a produção agrícola brasileira, nem análise sobre tecnologia agrícola e número de trabalhadores no campo, o que seria coerente. Após constantes denúncias de destruição da Amazônia, o Brasil e a própria região são alvo de nova campanha difamatória no exterior.
Agora, o vilão é a produção dos biocombustíveis. Autoridades européias e o Banco Mundial têm patrocinado uma onda crescente injustificável contra os biocombustíveis brasileiros. Com a tecnologia que possui o Brasil logo se tornará auto-suficiente na produção dessa energia, o que, de fato, constitui ameaça aos interesses internacionais.
Leia mais aqui.

Nenhum comentário: