segunda-feira, 5 de maio de 2008

Brasileirão em dois pacotes de jogos pela TV

Na coluna “Outro Canal”, de Daniel Castro, na Folha de S.Paulo:

O parecer da Secretaria de Direito Econômico (SDE) sugerindo mudanças na comercialização dos direitos de transmissão pela TV do Campeonato Brasileiro levou em consideração sugestões feitas pela Record, rival da Globo, principal prejudicada pela decisão.
A SDE sugeriu ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que ainda irá julgar a questão, a imposição de um modelo que obrigue os clubes a negociarem dois pacotes para a TV aberta: um, mais atrativo, com jogos às quartas e aos domingos, e um segundo com partidas às quintas e aos sábados. Isso não acaba com a exclusividade da Globo, que poderá comprar os dois pacotes, desde que os exiba ou repasse os direitos para outra rede.
Essa regra foi sugerida pela Record, no ano passado, em um questionário da SDE. As respostas da Record fazem parte do processo que considerou lesivo à concorrência o atual modelo de "monopólio" da Globo. A Record já havia proposto dois pacotes de jogos na negociação pelo Paulista de 2007.
Outra sugestão da Record acatada pela SDE foi o fim da cláusula de preferência. Se o Cade tornar a recomendação lei, a Record poderá comprar torneios, desde que pague mais. Hoje, a Globo pode cobrir oferta da concorrente.
A Globo só se manifestará após analisar o relatório. A Record considera o parecer uma vitória do telespectador.

Nenhum comentário: