terça-feira, 13 de maio de 2008

EXPORTAÇÃO DE MADEIRA CAI 40% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

Alessandra Branches
Repórter

Comparado ao primeiro quadrimestre de 2007 o setor madeireiro teve queda de 40% no número de exportação segundo estatísticas da Companhia Docas do Pará. A redução podia ser maior não fosse o início do transporte da madeira através de contêineres desde o início do mês de maio. Enquanto isso, a soja dispara e já acumula um aumento de 30% no mesmo período.
"Infelizmente o setor madeireiro está sofrendo com algumas imposições do governo federal que está dificultando o transporte do produto e conseqüentemente afetando a exportação, como a não liberação de planos de manejo. Contudo, acreditamos que ainda este mês os números melhorem e o produto seja novamente exportado em larga escala", explicou o administrador da Companhia Docas do Pará, Celso Lima, acrescentando que mesmo diante das dificuldades mais de 55 mil toneladas foram exportadas de janeiro a abril de 2008 e grande parte já começa sair através de contêineres, sonho antigo do setor madeireiro, posto que o frete sai mais em conta do que enviar a carga solta nos navios.
Com o setor madeireiro em crise, quem desponta como maior produto exportado é a soja. Mais de 260 mil toneladas do produto saíram área portuária de Santarém, mais específico do porto da Cargill. "Esses 30% a mais registrados nos quatro primeiros meses do ano representam cerca de 80 mil toneladas a mais do que em 2007. Os números representam uma grande movimentação dos navios que ancoram na área portuária de Santarém", contou o administrador da CDP alegando que a movimentação poderia ser maior não fosse a greve dos auditores fiscais da Receita Federal que liberam o produto para ser exportado.
Além disso, Celso Lima garantiu que ainda este mês, a pista que dá acesso aos caminhões que trazem os produtos como a madeira para serem exportadas serão asfaltadas para suportar as dezenas toneladas despejadas nos pátios da companhia. "Elas estão precisando urgentemente de cuidados para que a área fique livre para o acesso dos caminhões. Em breve os trabalhos serão iniciados", garantiu.

Nenhum comentário: