segunda-feira, 5 de maio de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto


Dia-a-dia em 1960

*Antônio Anselmo de Oliveira, dono do Bar Chic, alugava um prédio na rua Coronel Joaquim Braga, "em ponto dos mais aprazíveis da cidade". Mas exigia "contrato assinado".

*O deputado estadual Santino Sirotheau Corrêa se elegeu presidente do diretório municipal do PSD, em 1959, em substituição a Ismael Araújo, com 24 votos, contra 12 dados ao médico Everaldo Martins e um voto em branco.

*Elias Jorge Hagem chefe da firma Elias Jorge Hage & Cia. Ltda., sofreu "sério acidente de viação" durante uma visita a São Paulo. Fraturou a clavícula "e outros ossos do corpo". Foi atendido na própria capital paulista e em seguida voltou a Belém.

*Já Aida Campos, esposa de Dácio Campos, agente local da Panair do Brasil, retornou a Santarém, com os filhos Ieda e Paulo, depois de se submeter a tratamento de saúde em Belém.

*Alexandra Cardoso foi eleita rainha do carnaval de Santarém de 1960, em festa realizada no Centro Recreativo. Ivone Veloso Salgado ficou com o segundo lugar, o de princesa.

*Dentre os milhares de candidatos que se inscreveram nos dificílimos exames vestibulares do ITA (o Instituto Tecnológico Aeronáutico de São José dos Campos, em São Paulo) e conseguiram aprovação, em 1960, estavam dois santarenos: Rui Enio de Matos Serruya, filho de José e Fleurice Matos Serruya, e Helmut Bastos Meschede(foto acima), filho de Alberto e Mariita Meschede, dois dos mais importantes comerciantes da cidade.
Rui prestou exame em São Paulo, sendo um dos 70 aprovados dentre 2010 candidatos inscritos. Já Helmut se classificou entre cinco dos 100 candidatos que se inscreveram em Salvador, na Bahia. Os dois iriam até o fim no curso de engenharia eletrônica, destacando-se em suas carreiras profissionais.

*Um Jockey Clube foi criado em setembro de 1959, em Uruxiacá-Curral Grande, para desenvolver nessa região corridas de velocidade e de resistência, "tiração" de argolinhas e outras práticas esportivas eqüestres. Francisco Chaves era o seu presidente e Maria S. Lima a secretária..

Nenhum comentário: