terça-feira, 27 de maio de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Dia-a-dia(1960)

No dia 26 de agosto de 1960, Aenne Bastos Meschede, filha do comerciante Alberto Meschede e de Mariita Bastos Meschede. Sua intenção era "demorar-se um ano na bela capital germânica". Mas acabou se estabelecendo de vez na Alemanha.

*No mesmo dia em que dava essa notícia, o colunista social Wilson Fona informava os seus leitores, "especialmente a smart set", que ia ficar um mês sem informar "o que vai pelos círculos sociais", desejando a todos "um feliz week end".

*Com "lauta mesa de frios, doces e gelados", o casal Waldemar-Jaziva Cunha recepcionou os parentes e amigos em sua residência, em 15 de agosto, para comemorar o transcurso das "15 primaveras" de sua filha, Marlice, prima de Aenne.

*Almeirindo Ferreira, "alto comerciante de nossa praça", aproveitava as manhãs de domingo para circular na sua Chevrolet pelas ruas da cidade, "em companhia de sua esposa e filhos".As irmãs Salete e Lourdes Campos, mais Ivete Ferreira, também flanavam a pé, exibindo "conjuntos de saia e blusa".

*Diretoria do Centro Recreativo no biênio 1960/61: Ubaldo Matos, presidente; Paulo Corrêa, vice; Paulo Lisboa, 1º secretário; Antônio Vasconcelos, 2º secretário; Dagoberto Rodrigues, tesoureiro; Isaac Lisboa, diretor de sede.

*"Jesus, o mártir do calvário", o filme que os mais antigos viram diversas vezes, foi exibido pela primeira vez em Santarém durante o congresso eucarístico realizado na cidade em 1960. Ao anunciar o programa, o Cine-Olímpia não deixou de advertir que a chegada do filme dependia do vôo do Lóide Aéreo. Freqüentemente era assim: o cumprimento do anunciado ficava na dependência da encomenda chegar a tempo.

Nenhum comentário: