quarta-feira, 25 de junho de 2008

Justiça Eleitoral recusa certidões emitidas pela internet

Do Espaço Aberto:

Belém - A Justiça Eleitoral precisa, decididamente, entrar na era virtual. Se já está, é preciso acreditar que outros sistemas, que não o seu, são seguros. Do contrário, continuará causando problemas a outros órgãos que acreditam na eficácia e segurança dos procedimentos pela internet.
Que o diga a Justiça Federal em Belém.
A área em frente ao seu Protocolo tem ficado, nos últimos dias, entupida de gente. São dezenas de pessoas que vão até lá em busca de certidões, quando poderiam perfeitamente obter o documento pela internet, sem sair de casa ou do trabalho. Em regra, todos são aspirantes a candidatos, que precisam demonstrar sua situação perante a Justiça Eleitoral para obter o registro da candidatura.
A Justiça Federal tem, em seu site, um link que emite certidões. Mas a Justiça Eleitoral não tem aceitado. Alega que é necessária a autenticação. Mas as emissões das certidões, por meio virtual, também permitem a autenticação eletrônica. Mesmo assim, a Justiça Eleitoral não arreda pé.
Pior para todo mundo, menos para a Justiça Eleitoral.
Ainda há pouco, o poster conversou com cidadão que estava na fila, em frente ao Protocolo da Justiça Federal. Ele é do Acará. Disse que gastou R$ 200,00 para vir a Belém apenas para tirar a certidão, porque o documento que obteve pela internet não foi aceito.
Como ele, tantos outros se encontram na mesma situação.
Mesmíssima.

Nenhum comentário: