sexta-feira, 6 de junho de 2008

Traficantes presos em Monte Alegre


Genival Cardoso

Por volta das 11:30h da manhã de ontem, uma equipe de policiais militares do 18º BPM da cidade de Monte Alegre, oeste do Pará, apreenderam uma lancha carregada com mais de 300 quilos de pasta de cocaína. Quatro ocupantes, todos amazonenses, foram presos.
A lancha saiu da cidade de Tabatinga, extremo oeste do Amazonas na segunda-feira 02, com o carregamento da droga que seria entregue na cidade de Santarém. Como o barco que receberia a droga não estava no local combinado, ficou acertado entre os traficantes para fazer o descarregamento na cidade de Monte Alegre, porém com as fortes ondas no rio Amazonas na manhã de quinta-feira os traficantes tiveram que parar a embarcação na Ilha do Inferno, próximo a cidade de Monte Alegre, foi quando através de informações anônimas a polícia tomou conhecimento de uma lancha desconhecida e se dirigiu até o local.
Foram presos os elementos Jorge Nogueira, 30 anos, Hilário Rodrigues de Oliveira, 33 anos e Orlando Gomes da Silva, 37 anos, todos natural de Tabatinga, além de Reginaldo Gonçalves de Sousa, 31 anos, morador da cidade de Manaus, que se diz funcionário da Funai e que teria sido contratado como ‘prático’ para ensinar como os caminhos pelo rio Amazonas até Santarém. No centro da embarcação, uma pequena lancha, continhas diversas sacas encobertas com um encerado, onde estavam acomodada a droga junto com pimenta do reino, que passou por diversas cidades, inclusive Manaus e pela Base Candiru em Óbidos sem que ninguém desconfiasse.
Segundo um dos presos, Orlando Gomes da Silva, era ele que estava responsável pelo carregamento que tinha destino final a cidade de Belém, porém sua missão era entregar a droga na cidade de Santarém, para o encarregado do tráfico de pré-nome Antônio, que deveria estar com um rebocador no local combinado. Orlando disse que receberia o valor de R$ 15 mil pelo serviço. Quanto aos demais presos, Orlando falou que contratou dois em Tabatinga e o terceiro em Manaus, e todos não sabiam do que se tratava o carregamento, só descobriram no porto de Santarém quando se depararam que tinham que viajar até a cidade de Monte Alegre.
Orlando disse que quando recebeu o carregamento da droga na cidade de Tabatinga, foi informado pelo chefe do tráfico que continha 315 quilos de pasta de cocaína, mas que havia pimenta do reino entre a droga, o que não soube precisar se o peso era somente de droga ou com a pimenta.
Reginaldo de Sousa falou que estava no porto de Manaus quando foi abordado por Orlando, pedindo para guiá-lo pelo rio Amazonas até Santarém, o qual teria lhe prometido R$ 800,00 pelo serviço. Segundo Reginaldo, só desconfiou que se tratava de entorpecente quando já estava em Santarém, através de uma discussão entre Orlando com os dois envolvidos. Reginaldo disse que percebeu que teria “entrado numa fria” passou a fazer anotações de cada passo que seguia durante a viagem, e que foi entregue para a polícia de Monte Alegre.
A droga juntamente com os presos foram enviados para a Delegacia da Polícia Federal em Santarém, na noite de ontem.

Nenhum comentário: