quinta-feira, 3 de julho de 2008

Coligações da incoerência

Um pequeno retrato de que os escrúpulos políticos foram mandados às favas, aqui no Pará.
Nas eleições municipais paraenses se formaram ou ainda estão em formação alianças políticas que fariam Karl Max ou o general Figueiredo e até Tancredo Neves se revirarem no túmulo.
Em Belém, O PT ao que parece vai ter como vice um candidato de Paulo Maluf(PP).
Em Óbidos, o PT participa de uma coligação com o Democratas de Ronaldo Caiado, mais o PTB.
Em Santarém, todos os partidos 'de direita' apóiam a candidata Maria do Carmo e na proporcional o Pc do B está coligado ao PP de Maluf.
O PV em Belém está com Duciomar e em Santarém os verdes fecharam com Lira Maia(Democratas)

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Editor
Outro dia fui criticado por expor um comentário dando conta que nossos partidos politicos viraram apenas uma sopa de letrinhas.
Sua exposição fica mais clara que não há como não pensar desse forma. Há verdadeiras aberrações nessas chamadas coligações, onde não há como seus fundadores não virarem no túmulo. Sabemos que o caminho na continuidade da nossa democracia, passam pelos partidos politicos que dão representatividade e deveriam ser os nossos indicadores seja de centro, de direita, de esquerda, mais ou menos radical, não importa. Sabemos o quanto ele são importantes nesse contexto. Mas, quando se observa essas aberrações, conscientes que em seus estatutos suas convicções, sua linha de trabalho, seus pensamentos, são completamente oposto ao partido na qual está se coligando, não há como não deixar de pensar na sopa de letrinhas que os proprios srs politicos transformaram seus partidos.
Pior ainda, é que sao coligações unicamente para que haja uma tentativa de eleição e consequentemente abocanhar algum orgão e ter para seu partido o dominio sobre alguma pasta. Não se observa essa coligação em massa quando há algum clamor popular, ou alguma necessidade da vozes dos partidos em prol de um mesmo ideal. Nessa hora baixa o corporativismo e fica-se alheio como se o assunto não lhe afetasse. Temos na nossa região vários exemplos onde não se consegue enxergar essa união de forças tal qual na eleição em prol de uma necessidade geral. Hospital Regional. Houve algum alarido geral partindo de todos os partidos ou nessa mesma proporção de coligação para faze-lo funcionar? E a BR 163 tão prometida, tão implorada e principalmente tão prometida, consegue-se abrir os jornais e ler que houve um mutirão de partidos em prol de sua construção em passos de coelho e não de tartatuga como observamos nos dias de hoje ? E o lamentável e trágico acontecimento em Belém onde já se aproxima de 30 recem-nascidos mortos por falta de tudo, desde de vergonha, competência até higiêne, houve algum mutirão de partidos procurando punir os responsáveis e principalmente dar uma resolução de algo estarrecedor e triste para nosso estado e País?
Lamenta-se mas não se observa essa mesma briga para amealhar aliados.
Com quase 60 anos de idade e já tendo visto muita coisa, se decepcionando mais e mais, porém querendo acreditar nessas instituições, mas sendo cético, tudo ainda me leva a acreditar que os partidos hoje em dia são apenas uma sopa de letrinhas dificil de digerir.

Antenor Giovannini