quinta-feira, 24 de julho de 2008

Empresas estudam um consórcio de curauá com paricá numa área de reflorestamento

O Grupo Concrem, responsável pela maior área de reflorestamento de paricá no Brasil, iniciou conversações com a Pematec para a implantação de um consórcio dessa espécie com o curauá, considerada a melhor fibra natural, no município de Pacajá, no Pará. Na última sexta-feira (18), o diretor da Pematec, Alberico Pasquetto, recebeu em Santarém o engenheiro florestal do Grupo Concrem, Alessandro Lechinoski, para o primeiro contato entre as duas empresas e traçar um plano de relacionamento para implantação de curauá no município de Pacajá.
Pioneiro na Amazônia com madeira tropical reflorestada em grande escala, o Grupo Concrem busca implantar novas plantações em áreas de assentamentos que estão localizados em torno de suas instalações. O ciclo do plantio do paricá é de seis anos para corte. Durante este período o Grupo pretende fazer um consórcio de curauá com paricá para fomentar mais renda aos agricultores rurais, já que o ciclo do curauá é de apenas um ano e tem mercado garantido. Segundo Alessandro Lechinoski, as áreas de assentamento para cada produtor são de cinco hectares, totalizando 85 hectares para 17 famílias. O engenheiro florestal Cristovam Sena, da Emater, disse na reunião que, no cultivo do Curauá para agricultura familiar, o melhor sistema indicado é de no máximo dois hectares por família. Portanto, nessa primeira fase a estimativa seria de 85 mil mudas de curauá para todo o assentamento, que seria de 34 hectares disponíveis para manejo do curauá.
A Pematec informou que está projetando uma máquina desfibradeira mais simples e de uso próprio por família. Isso significa um salto na viabilidade dos projetos de implantação de curauá. Hoje, um conjunto tradicional de desfibramento composto por uma máquina com duas bocas, motor a diesel ou gasolina e todo suporte de apoio, utilizado como central de desfibramento por vários produtores, está orçado em torno de R$ 13 mil. Com essa nova máquina com dimensões menores e potência de giro reduzido, o valor ficaria em torno de R$ 1.500,00.
(Fonte: Pará Negócios)

Nenhum comentário: