terça-feira, 22 de julho de 2008

Piques de energia danificam aparelhos que superlotam oficinas

Alesandra Branches
Repórter


É comum os piques de energia elétrica na cidade de Santarém que ocasionam a queima de equipamentos eletrodomésticos e industriais, prejudicando empresários e a população em geral. O curioso é que os dados estatísticos do PROCON municipal revelam que não há denúncias contra a concessionária de energia que por sua vez, alega que as atuais interrupções são frutos da interferência de pipas e papagaios na rede elétrica.
A burocracia para conseguir provar que os danos ocasionados nos aparelhos domésticos e industriais foram acarretados pelos freqüentes piques de energia faz com que grande parte dos consumidores prefira comprar novos equipamentos a reclamar dos prejuízos junto à empresa. Em virtude disso é que o número de denúncias do PROCON caiu significativamente, já que o laudo que avalia se houve ou não oscilação de energia é feita pela própria CELPA e não por um órgão independente.
A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) vai ingressar perante a justiça com uma ação em nome de seus associados cobrando da Rede Celpa a reparação dos danos causados ao empresariado local devido ás oscilações e interrupções de energia elétrica, que ocasionaram a queima de equipamentos essenciais para o desempenho das atividades empresariais.
Mas as Centrais Elétricas do Pará em nota a imprensa, garante que as ocorrências registradas têm resultado da interferência de pipas no sistema elétrico. Dados comprovam que a brincadeira representa 54% dos desligamentos registrados nos primeiros dez dias do mês, no Estado, vem causando prejuízos e tomando proporções maiores a cada dia.
Em julho de 2000 os registros chegaram a 1.163 interrupções, no total, sendo 564 delas por pipa. Em 2005 os registros chegaram a 1.424, dos quais 40% provocados pelo brinquedo. Em 2006 e 2007, houve um acréscimo nas incidências, respectivamente, 35% e 31%, mas o cenário visto hoje, aponta um crescimento. A empresa projeto fechar julho com 1.544 interrupções provocadas por pipas. Além disso, ressalta que os desligamentos ocorrem a todo tempo e em vários pontos da cidade, principalmente em áreas distantes do centro, onde as pipas são mais utilizadas. O pode provocar o desligamento de um alimentador mais de uma vez por dia.
Ao contrário do que a nota apresenta, a população reclama que os piques de energia não acontecem apenas no período de férias, em especial, no mês de julho, e sim, em todos os meses do ano. Nas lojas de reposição e assistência técnica é crescente o número de aparelhos eletroeletrônicos à espera de concerto e avaliação, sendo grande parte, fruto de piques de energia elétrica.

Nenhum comentário: