sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Bairros estão há duas semanas sem água

Moradores dos bairros Livramento, Urumari, Uruará, Prainha e Santana estão há duas semanas sem água nas suas torneiras. Segundo o diretor regional da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Água do Pará (COSANPA), Paulo Elayr, a bomba que abastece aquela área quebrou e teve que ser trocada a fim de que o abastecimento fosse restabelecido.“Infelizmente a bomba quebrou e nós estamos fazendo o possível para que tudo volte ao normal o mais rápido possível, tanto é que uma nova bomba já foi providenciada e os nossos profissionais estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de água naquela área”, contou o gerente regional da COSANPA em Santarém, Paulo Elayr.
Enquanto isso, as famílias sofrem. Utilizam baldes, cisternas e tanques a fim de conseguir água para os afazeres domésticos e de higienes. Quem possui poços artesianos encontrou na falta d’água um bom negócio e está comercializando água. Os moradores que não tem condições de comprar água apelam para vizinhos mais solidários que ainda fornecem água de graça. “Mesmo que de forma gratuita a gente sofre muito. Tem que chegar cedo para encher os baldes, tomar banho, mandar os meninos para a escola e continuar a lida para dar conta de lavar as louças e roupas sujas e fazer o que comer. A gente perde muito tempo”, comenta a dona de casa, Raimunda da Costa, 38 anos.
Outra área que sofreu com a interrupção do fornecimento de água foi a grande área da Aldeia. Diante disso, o gerente revela que os problemas daquele poço já foi resolvido. “A bomba que abastece parte do centro comercial, Aldeia e Fátima queimou no início da semana e já foi trocada. Entretanto, é preciso esclarecer que não temos provas que os piques de energia podem ser considerados como propulsores da queima daquele equipamento. Apenas com laudo técnico é que poderíamos desvendar o problema”, destacou Elayr acrescentando que pode ser um dos fatores e não o principal motivo para a inutilização da bomba.
Obras do PAC
Paulo Elayr, explicou que novos poços já estão sendo perfurados no município com o intuito de abastecer áreas que comumente são alvos de racionamentos. As equipes de trabalho estão localizadas na Rodovia Fernando Guilhon, próximo a área de lazer dos trabalhadores da COSANPA e do igarapé do Irurá. No total serão três poços e alguns elevados de captação de água que serão instalados nas áreas mais altas da cidade como o bairro da Conquista.

Nenhum comentário: