sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Diminui procura por penhor de jóias na Caixa

Período de baixa temporada para os usuários de uma modalidade de empréstimo que vem crescendo a cada ano no Brasil. O penhor de jóias. Segundo Marcos Veiga da Silva, gerente geral da agência Santarém da Caixa, "o penhor é sazonal. A busca maior por crédito é nos meses de janeiro, fevereiro e março".
A data coincide com o período de quitação das dívidas contraídas no natal, onde os consumidores se deixam envolver pelo clima de festa e acabam comprometendo valores acima do que comporta o orçamento. Além disso, início do ano tem matrícula escolar e IPTU para pagar.
Muita gente recorre ao penhor porque é um empréstimo rápido e fácil. As únicas exigências feitas são a apresentação de documentos pessoais como CPF, RG e um comprovante de residência e claro, a jóia, que é apresentada como garantia de pagamento do valor emprestado. Para a Caixa o cliente assina um termo indicando que o bem penhorado é de sua propriedade e é lícito. O mínimo que a Caixa empresta em caso de penhor é R$ 200,00. Não há limite máximo. Outra grande vantagem do penhor é que o contrato é renovável. Caso o cliente não tenha o dinheiro para fazer o resgate no dia aprazado, pode pagar os juros e renovar o contrato.
Quem penhora jóias no início do ano normalmente passa o ano todo renegociando o contrato, que somente vai ser pago nos três últimos meses do ano, coincidentemente, período em que o trabalhador também começa a receber o décimo terceiro salário. Normalmente são feitos dois leilões por ano para que a Caixa possa resgatar o valor do capital emprestado. Não há interesses de lucro com este negócio.
O último leilão santareno ocorreu em junho e quase todas as peças foram arrematadas. "A jóia paraense é muito procurada, pois o ouro do Pará é bem aceito" afirma Marcos Veiga. A Caixa costuma disponibilizar os editais dos leilões através da internet.
Clientes de todo o território nacional podem consultar para maiores informações sobre os lotes disponíveis e oferecer lances. Como normalmente as jóias possuem uma história e grande valor sentimental para o dono além do valor de mercado, quem não consegue resgatar seu precioso bem no final do contrato, tem que torcer para ninguém se interesse pela mesma, pois caso não seja leiloada a jóia volta a ficar à disposição de quem a penhorou.
Vantagens
O penhor tem um dos juros mais baixo do mercado, variando entre 1,9% a 2,99%. E é muito utilizado por quem não tem como comprovar renda e precisa de dinheiro. Segundo a Caixa em todo o país, mais de 2 milhões de brasileiros penhoraram jós este ano. Somente no período de janeiro a junho deste ano foram emprestado algo em torno de R$ 3 bilhões. Cerca de 5% a mais do que em 2007

Nenhum comentário: