quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pará Rural discute estratégias de desenvolvimento em Almeirim

Técnicos do Pará Rural debateram a linha de financiamento do Pará Rural com 126 famílias de produtores rurais com o objetivo de incrementar a produção agrícola e fortalecer a agroindústria por meio da elaboração de Projeto de Investimentos Produtivos – PIP. As reuniões ocorreram no período de 18 a 22 de agosto nas comunidades da Vila do Braço e Água Azul - Distrito de Monte Dourado, município de Almeirim, Região de Integração do Baixo Amazonas. Houve ainda visitas técnicas a Fundação Orsa, Emater, Adepará, STTR, movimentos sociais e lideranças políticas da região.
Representantes de 104 familias de agricultores da Associação Vila Verde da comunidade Vila do Braço debateram o Programa Pará Rural e as estratégias de desenvolvimento sustentável por meio da linha de financiamento do Programa para projetos de investimentos produtivos – PIP para o incremento de hortas comunitárias, olericultura, piscicultura, fruticultura e avicultura na região. Os agricultores familiares cultivam dezenas de culturas alimentares a maioria para subsistência própria, como: Cacau, Açaí, Cupuaçu, Banana, Melancia.
Grande parte da produção agrícola se deteriora por falta regular de energia, fornecida de forma precária por gerador próprio mantido pela comunidade. Uma pequena parcela da produção agrícola é comercializada em Monte Dourado a 35 km da Vila do Braço, escoada por estrada aberta pela comunidade, até o Distrito de Monte Dourado, onde está localizada a sede do projeto Jarí.
Água Azul – Lideranças da comunidade Água Azul representando 22 famílias de produtores rurais discutiram estratégias de financiamento por meio do Programa Pará Rural para fortalecer a agricultura familiar tendo como base o plantio de culturas alimentares e a implantação do Manejo Florestal não madeireiro, para culturas como o açaí nativo, patauá além da Castanha-do-Pará que já é extraída e beneficiada na região e na comunidade de Água Azul, distante 75 km do distrito de Monte Dourado.
Organizados em Cooperativas Agrícolas as comunidades de Água Azul, São Miguel e Nova Vida, os produtores rurais reivindicam projetos de investimentos produtivos para o financiamento de maquinários para fruticultura para fortalecer a agroindústria e beneficiar dezenas de outras comunidades no Vale do Jarí.
(Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário: