sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Pedro Fona e cultura japonesa serão destaques no Festival Folclórico do Colégio Dom Amando


Por Ormano Sousa
A partir do dia 20, durante quatro noites, o santareno e o visitante deSantarém, no oeste do Pará, terão a oportunidade de conhecer a realidadepluricultural da Amazônia, com a realização do XXXVI Festival Folclórico doColégio Dom Amando, educandário de 65 anos de tradição. Este ano, o festivaldará destaque ao artesão e artista plástico Pedro Fona, famoso pelaspinturas paisagísticas em cuias que ganharam o mundo. Também dará enfoque àcultura japonesa, em homenagem ao centenário da imigração japonesa aoBrasil, considerando o fato de que o município teve também uma grandecontribuição cultural e econômica desses imigrantes, com a produção de jutae hortifrutigranjeiros.
O artista Pedro Paulo Xavier Camargo, o Pedro Fona, faleceu, aos 86 anos, em18 de novembro do ano passado, levado pela debilidade física, motivo peloqual vivia retirado na chácara “Paraíso”, em São Brás, a 15 quilômetros dacidade. Deixou um legado artístico fabuloso, sobretudo na arte pintada nascuias que comercializava diretamente nos navios de turismo que aportavam emSantarém.
Uma referência artística desse artista também é o quadro “Justiça”que se encontra no Museu João Fona. Por sua arte, obteve reconhecimentomunicipal com a medalha Pe. João Felipe Bettendorf, em 1999. Os filhos herdaram o dom artístico do pai e hoje essa arte está na terceirageração da família.
A técnica da pintura em cuias deverá ser mostrada aovivo durante o festival, bem como peças produzidas pelo artista.
Da cultura japonesa, a Associação Nipônica de Santarém também teráparticipação durante o festival. Mostrando a dança como um elemento culturalvivo transmitido de gerações milenares, um grupo de japoneses deverá seapresentar durante o evento. Essa iniciativa caracteriza a variedadecultural que forma a composição social brasileira, notadamente amazônica.Uma série de danças regionais, latinas e européias vai montar esse mosaicocultural durante o festival folclórico.
Foto: Ormano Souza/ Peneira de fibras e cuia pintada em parede de barro de casa amazônica)

Nenhum comentário: