quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Ufopa em parceria internacional

Antônio José Soares

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que começa a ser instalada depois de amanhã, em Santarém, por uma comissão chefiada pelo professor José Seixas Lourenço, ex-reitor da Universidade Federal do Pará, poderá integrar o pólo de universidades européias que está se formando em Caiena, capital da Guiana Francesa. A proposta foi apresentada ontem pelo presidente do Conselho Regional da Guiana Francesa, Antoine Karam, durante a reunião do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça (P.O. Amazônia), que se realizou em Alter-de-Chão, com a participação de representantes dos governos do Pará, Amapá e Amazonas, além de representantes da Guiana Francesa.
A proposta de Karam veio como adesão à idéia do vice-governador Odair Corrêa, manifestada durante a instalação da comissão de implantação da Ufopa, dia 4 de julho, em Brasília. Naquela ocasião, ele sugeriu que a Ufopa tivesse um caráter pan-amazônico, com vistas a ampliar e melhorar as condições do ensino, da extensão e da pesquisa na região. “Por longos anos, os nossos países ficaram dando-se as costas um para o outro, mas agora é o momento de modificarmos esta postura, intensificando o relacionamento entre nossos povos, assim como a cooperação tecnológica e científica”, disse Karam.
O presidente da Região da Guiana Francesa acrescentou que deseja ver a Ufopa com um núcleo instalado em Caiena, ao lado de universidades famosas como a Paris e a de Nice, especialmente, por se localizar numa posição estratégica para o programa de cooperação fronteiriça que está sendo iniciada entre a Guiana Francesa, o Suriname e os Estados brasileiros de Pará, Amazonas e Amapá.
A idéia visa distribuir conhecimento, ampliar a excelência e melhorar a qualidade de vida na região. “Por muitos anos, nossos povos se deram as costas, mas chegou a hora de mudar essa postura e iniciar um processo de grande sucesso para todos. A História nos afastou por longos anos, mas a geografia nos une. Tenho certeza de que estamos condenados ao desenvolvimento e à felicidade duradoura”, comentou Karam.

Um comentário:

Anônimo disse...

A UFOPA esqueceu de fazer parceria co ÓBIDOS, ALENQUER, ALMERIM, JURUTI E outros municípios da região. É um começo ruim, e tendo uma comissão que nada conhece da mesma. É A BURRICE PURA E SIMPLES