terça-feira, 9 de setembro de 2008

Corretores de imóveis apostam no mercado do Oeste do Pará

Alessandra Branches
Repórter

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Oeste do Pará (CRECI) durante o V Encontro de Corretores da região discutiu o tema "Direito Imobiliário e Ética, base para o sucesso do Corretor de Imóveis". Segundo o presidente do CRECI no Pará, Jaci Monteiro Colares, o evento serve para reciclar os profissionais que atuam no segmento na região, preenchendo a demanda de setor imobiliário que está crescimento na região.
"O encontro serve para que os profissionais que atuam na região se reciclem e contribuam para a ascensão da economia local, posto que Santarém está crescendo de forma significativa e por isso, precisa de profissionais capacitados para atender a demanda", destacou o presidente do CRECI, Jaci Chaves, lembrando que a região oeste do Pará é considerada pelo seguimento imobiliário como área de fomento. "Santarém e região estão em desenvolvimento. A economia regional está crescendo posto à chegada de grandes empreendimentos, como a mina de Juruti. Portanto, podemos dizer que o setor imobiliário está em fervorosa e pronto para ser ampliado. Há muito mercado por aqui, é preciso que ele seja lapidado",garantiu Chaves.
Quanto ao combate aos falsos corretores, o presidente do CRECI garantiu que o conselho em parceria da própria sociedade está combatendo de forma acirrada a participação destes no mercado imobiliário. "Nós estamos fazendo uma campanha em todo o Estado do Pará a fim de combater esses falsos profissionais e garantir segurança para a população. Contudo, eu acredito que este número já reduziu significativamente", observou o Jaci.
Durante o encontro, o advogado e assessor jurídico do CRECI/PA, Daniel Lacerda Farias esclareceu dúvidas dos participantes quanto ao Direito Imobiliário que tem previsão legal nos artigos 722 a 729 do Código Civil Brasileiro. Segundo ele, poucos corretores estão cientes de seus direitos e deveres legais, por isso a necessidade de colocar o tema em debate e possibilitar que eles tirem suas dúvidas quanto à resolução de alguns problemas. "Infelizmente poucos profissionais tem conhecimento da lei. É preciso que eles estejam atentos a isso e possam trabalhar com mais tranqüilidade e o que é melhor, de acordo com a norma", disse Daniel.
Por outro lado, o responsável para discutir outro tema de grande repercussão no evento foi o jornalista e assessor de comunicação do CRECI, Linomar Bahia, que destrinchou o tema "Aplicação de Ética nas atividades imobiliárias". Para ele, os profissionais de qualquer segmento econômico deve andar atuar com ética. "O corretor não pode vender uma casa que esteja à altura do valor negociado, caso contrário, aos poucos vai perdendo credibilidade no mercado", destacou o jornalista enfatizando outros exemplos no decorrer do encontro.
Para finalizar o evento, o gerente do Banco do Brasil em Santarém, Martin Granja falou sobre financiamento imobiliário. Em seguida, os profissionais participaram de um jantar em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis.

Nenhum comentário: