terça-feira, 9 de setembro de 2008

FGV faz consulta pública de indicadores de Juruti

Estão disponíveis para uma ampla consulta pública pela internet os indicadores de sustentabilidade de Juruti. Sugestões, críticas e comentários podem ser apresentados no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), através do link www.fgv.br/ces/juruti/indicadores. Atendendo a pedidos dos moradores de Juruti, a consulta pública, foi prorrogada até 20 de Setembro.
Os indicadores integram um amplo projeto desenvolvido pela Alcoa, tendo interface direta com o Conselho Juruti Sustentável, recentemente instituído; e o Fundo Juruti Sustentável, em elaboração em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O material disponível para avaliação no site da FGV é resultante de uma série de oficinas de trabalho realizadas em Juruti, Santarém e Belém. Nos dias 27 e 28 de Agosto, uma reunião pública sobre o assunto reuniu cerca de 300 pessoas em Juruti. Uma cartilha de orientação sobre o conceito de indicadores foi elaborada para facilitar o entendimento e aumentar o grau de contribuições.
O objetivo da consulta pública é estimular a participação ativa e democrática, enriquecendo a elaboração dos indicadores que servirão para medir o desenvolvimento de Juruti ao longo dos anos, especialmente diante do novo cenário com a implantação da mina de bauxita da Alcoa. “Queremos a garantia de que a nossa presença em Juruti seja fator de desenvolvimento, de melhoria da qualidade de vida das pessoas e não de degradação social e ambiental”, explica Mauricio Macedo, Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Mina de Juruti.
Contribuições - Todas as contribuições colhidas no processo de consulta pública serão analisadas e incrementadas aos resultados preliminares, obtendo-se, a partir daí, a consolidação final dos indicadores de desenvolvimento de Juruti. Os resultados serão amplamente divulgados. Cecília Ferraz, coordenadora executiva do Projeto Indicadores de Sustentabilidade de Juruti, diz que, até então, a participação é muito boa. “A reunião pública em Juruti foi um sucesso. Já foram levantados 87 indicadores em três dimensões: 27 relacionados ao Meio Ambiente; 38 ao Homem e a Sociedade; e 22 à Economia e Infra-estrutura”, comenta.
(Fonte: Alcoa)

Nenhum comentário: