sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Reunião do conselho da Sudam tem apenas três governadores

No Amazônia:

Apenas dois governadores, os do Amapá, Valdez Góes, e do Amazonas, Eduardo Braga, além da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, participaram da segunda reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da recriada Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Os demais governadores dos nove Estados da Amazônia Legal foram representados por seus vices.Também nenhum dos ministros das pastas com assento no conselho participou do encontro, delegando a tarefa aos seus secretários executivos.
Mesmo sem a representatividade esperada, o encontro rememorou os melhores tempos do Condel.'A reunião fluiu muito bem e com muito entusiasmo por parte dos participantes. O clima geral demonstrou que existe um esforço em desenvolver a região', avaliou o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Luiz Antônio da Eira, que presidiu o conselho no lugar do ministro Geddel Vieira de Lima.
No discurso de abertura do Condel, a governadora do Pará, Ana Júlia, destacou o papel estratégico da Sudam na implementação de um novo projeto de desenvolvimento, descentralizado e não-excludente. 'Estamos implantando um modelo com participação social, onde o crescimento econômico se dá com a distribuição de renda e casado com a ciência e a tecnologia', afirmou a governadora.
O novo projeto de desenvolvimento, segundo a governadora, já começa a render frutos no Estado. 'O novo modelo de desenvolvimento construído com participação social conseguiu, em menos de dois anos, arrefecer os ímpetos separatistas concentrados principalmente nas regiões sul e oeste do Pará', afirmou Ana Júlia.
Ficou claro na reunião o interesse de todos os conselheiros de enterrar o passado negativo da Sudam, crivado de irregularidades que levaram à extinção da autarquia.
Leia mais aqui.

Nenhum comentário: