segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Frota de motos sobe 41% em Santarém.

No Amazônia:

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostra que o município de Santarém tem muita moto e pouco ônibus para atender a população. De acordo com os números, Santarém tem 12.448 motocicletas e apenas 433 ônibus registrados. Essa disparidade equivale a um ônibus para cada 692,8 habitantes e a uma moto para cada 24,1 habitantes santarenos. A conclusão é a de que circulam 28 vezes mais motos do que ônibus pelas ruas da cidade.
A frota de motocicleta aumentou 41% nos últimos seis meses. O principal motivo alegado para esse crescimento em Santarém é o surgimento do transporte alternativo de mototáxi. Apesar de o serviço está regulamentado perante o poder público municipal, milhares de motociclistas exercem a profissão na 'clandestinidade'.
'Antes não existia o trabalho de motocicleta credenciado pela prefeitura, agora este trabalho existe, e isso, motiva as pessoas a terem motos', explicou Nilson Santos, gerente do Detran de Santarém. Um dos exemplos é de Rodrigo dos Reis, 26. Com uma filha pequena para criar e desempregado, ele adquiriu uma moto por meio de um consórcio e resolveu trabalhar como 'mototáxi clandestino'. Fatura até R$ 70,00 por dia. 'Foi o jeito que encontrei para sustentar minha filha e minha esposa', contou o rapaz

Nenhum comentário: