quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Os números confirmam a eficácia do uso da máquina

Do Espaço Aberto:

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fez um balanço sobre os prefeitos que se reelegeram nas eleições municipais deste ano.
Chegou à conclusão de que 66% dos candidatos - atente para o "fenômeno eleitoral" mencionado na entrevista com o ex-candidato José Priante - à reeleição conseguiram sucesso no primeiro turno. Das 20 capitais em que o prefeito tentou um novo mandato, em apenas uma ele não obteve um novo mandato. A exceção mencionada foi Manaus (AM), onde o atual prefeito, Serafim Corrêa (PSB), foi derrotado pelo petebista Amazonino Mendes.
Nos últimos dois pleitos municipais, segundo o levantamento feito pela CNM, o percentual de candidatos reeleitos ficou em 58%. O Estado que teve o maior número de reeleitos foi o Ceará, enquanto o Mato Grosso teve o menor número de reconduções. O partido que mais reelegeu foi o PMDB, seguido por PSDB, PP e PT.
Para a próxima legislatura 40,77% dos prefeitos estarão à frente de suas cidades pela 2º vez, indicando que suas primeiras administrações foram aceitas pelas suas comunidades.

Nenhum comentário: