sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Professores e alunos já discutem em Santarém acordo ortográfico


Alesandra Branches
Repórter


Antes mesmo de ser assinado o Acordo Ortográfico dos Países de Língua Portuguesa, alguns professores da rede pública de ensino já começaram ensinar aos alunos as alterações que só passaram a vigorar em 2012. Para os alunos, o difícil vai ser diferenciar as palavras com mesma grafia, mais que possuem significados diferentes como é o caso de pêlo que passará a ser escrito pelo, sem acento circunflexo.
"Falando até que dá para entender. Agora, escrevendo é que vai ser difícil. Nós fomos condicionados e sempre escrevemos daquele jeito", disse a estudante Rúbia Caroline, 12 anos, ouvindo a professora de Língua Portuguesa elencar as demais alterações como a inclusão das letras K, W,Y que habitualmente é utilizado na escrita, mas ainda não tinham sido inseridas oficialmente no alfabeto brasileiro.
Para a professora Silvia Mourão, os alunos que começarem a ler a partir de agora terão mais facilidade para adequar as alterações, posto que vai ser a primeira vez que terão contato com as palavras, diferentemente dos que já aprenderam a ler. " Às vezes eu mesma me confundo. Acredito que as crianças que vão iniciar a vida escolar nos próximos anos vão assimilar as novas regras com mais precisão de quem já está estudando. Contudo, penso que terão dificuldades para entender palavras que antes tinham o trema, como, por exemplo, tranqüilo, agüentar. Quando as pronunciarem, terão ficarão desconfiados e aos poucos se adaptarão", contou.
As aulas com as novas alterações foram repassadas ainda no mês de agosto com o objetivo de fazer com que os alunos comecem a perceber as alterações e inseri-las nos seus textos e com o tempo se adaptarem. "Vai levar um bom tempo para que nós nos adaptemos, por isso, estamos nos policiamento em sala de aula", comentou.
O que muda: As alterações na língua portuguesa só entram em vigor em 2012.Dentre elas estão a inclusão das letras K, W Y oficialmente no alfabeto; a retirada do trema nas palavras em português como tranqüilo, agüento, lingüiça, sendo utilizado somente em palavras estrangeiras como sobrenomes do tipo Müller. Os ditongos abertos "ei" e "oi", não terão mais acento agudo tais como alcatéia e Herói, assim como palavras com duplo "oo" (vôo) e duplo "ee" (lêem) que perderam o circunflexo.
Não haverá mais acentos agudos ou circunflexos para diferenciar palavras (a exemplo de Pára, do verbo parar; e para, preposição. O uso do hífen passa a ser limitado a quando os prefixos terminam em "r" como super-forte ou hiper-resistente. Diante disso, Não existirá mais quando o segundo elemento da palavra começar em "s" ou "t". No lugar do sinal, dobra-se a consoante: contra-regra se transforma em contrarregra.
O objetivo da assinatura do acordo faz parte da tarefa de unificação do idioma português em oito países tais como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. De acordo com especialistas, 0,45% das palavras brasileiras sofrerão alterações, ao passo que em Portugal haverá mudanças em 1,6%dos vocábulos.

Nenhum comentário: