terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ana Júlia participa de evento sobre mudanças climáticas na Califórnia

A convite do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, participa da Conferência de Governadores Sobre Mudança Climáticas, a "Governors´ Global Climate Summi"t, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no estado americano. Foram convidados também os governadores do Amapá, Mato Grosso e Amazonas para representar a Amazônia e o Brasil na Cúpula Global de Governadores sobre Mudanças Climáticas, um fórum permanente para discutir e propor soluções às questões climáticas.
A governadora aproveitará a oportunidade para mostrar os avanços das políticas que o governo paraense tem desenvolvido contra o desmatamento e a favor do reflorestamento, as quais integram o conjunto de ações do programa Um bilhão de árvores para a Amazônia. Ela estará acompanhada do secretário de estado de meio ambiente do Pará, Valmir Ortega e do presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), Peter Mann de Toledo.
Valmir Ortega destaca que o programa "Um bilhão de Árvores" é, hoje, o mais audacioso na área. Para ele a cooperação com os países americanos pode se dar no investimento em projetos de pesquisas e outros que levem ao desenvolvimento da região, ajudando, principalmente, na restauração da floresta. "A atual política econômica desenvolvida no Pará tem um comprometimento primordial com o clima mundial e grande participação neste processo por ser um dos Estados que mais conservou suas florestas, com 52% das áreas protegidas sob a forma da lei. O Pará tem de se apresentar ao mundo como protagonista deste processo", reforça o secretário, que diz que é importante o Estado se mostrar aberto ao diálogo, mas não numa posição reativa e, sim, num papel pró-ativo.

Nenhum comentário: