quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Manchetes da edição de quarta-feira de O Estado do Tapajós



RELATOR PEDE CASSAÇÃO DE REGISTRO DE MARIA NO TSE

O ministro Marcelo Ribeiro opinou favoravelmente ao recurso do MP eleitoral do Pará que pede o indeferimento do registro da candidatura de Maria do Carmo à prefeitura de Santarém. Mas a sessão de segunda-feira do TSE foi suspensa após pedido de vistas do ministro Eros Grau, o mesmo que se retirou do plenário da última sessão impossibilitando seu quorum. O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, antecipou seu voto contrário ao recurso, antes mesmo de conceder vistas do processo ao ministro Eros Grau. A ministra Carmem Lúcia mostrou-se, no entanto, favorável ao voto do relator, mas a magistrada só votará nesse processo se continuar como substituta do ministro Joaquim Barbosa.

ISAM DEIXA CARVOEIROS DA FLORESTA NA RUA DA AMARGURA
Após orgão ambiental do município encaminahr carvoeiros para financiamento junto ao Banco do Povo, presidente do ISAM ( Instituto Santareno de Meio Ambiente) Luzia Fatti deixa carvoeiros em situação de abandono e com multas junto ao Ibama. Os carvoeiros do bairro da Floresta foram incentivados pela própria prefeitura de Santarém a construirem fornos em substituição às caieiras, mas o Ibama aplicou multa por falta de licença ambiental.

BATERIAS DE CELULARES NÃO SÃO DEVOLVIDAS
Santarém tem uma população de mais de 300 mil habitantes e hoje mais de 60% têm pelo menos 01 aparelho celular em uso, o que perfaz um total de aproximadamente 180 mil celulares que têm uma média de 01 a 02 anos de vida útil para cada bateria. Mas o número de baterias devolvidas aos fabricantes é irrisório.

REGIÃO AMAZÔNICA PERDEU 18% DA FLORESTA EM 30 ANOS
Apesar da queda na taxa de desmatamento na Amazônia registrada de junho a setembro, Cerca de 18% da maior floresta tropical do planeta já foram inteiramente destruídos. A área onde não há mais floresta corresponde a três vezes a extensão territorial do estado de São Paulo.

OPERAÇÃO SORRISO FARÁ 60 CIRURGIAS DE LÁBIO-LEPORINO
Será realizado em Santarém, no período de 25 a 30 de novembro, o segundo programa nacional de cirurgias em pessoas com fissura lábio palatina (conhecido também como lábio leporino ou goela de lobo). O programa é uma parceria entre a Prefeitura, Hospital São Camilo, Ministério Público Estadual e Operação Sorriso Brasil. A triagem das crianças será dia 25.

Nenhum comentário: