terça-feira, 11 de novembro de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

O Dia-a-dia(1963)

Em julho, o presidente João Goulart determinou prioridade um à construção da hidrelétrica de Curuá-Una e ao porto de Santarém, "obras que desejo inaugurar até 1965, como homenagem do meu governo à Amazônia", sob a responsabilidade da SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia). Nenhuma das duas obras havia sido iniciada de fato até então. A inauguração ficou no desejo. Jango foi deposto por um golpe militar em 31 de março de 1964.
*
O São Raimundo venceu o torneio início do campeonato santareno de 1963, derrotando o São Francisco na final, com o seguinte time: Flexa, Estelito, Piraca, Javali e Acari; Mazinho e Inacinho; Verde, Mauro Gato, Zemaria e Ninito.
No entanto, no primeiro jogo pelo campeonato o São Francisco, bicampeão, deu de 7 a 3 no seu grande rival, com 3 gol de Afonso, 2 de seu irmão, Cristóvam, e um de Edwar.
O São Francisco foi também o único time de Santarém a vencer (por 4 a 2) o Maranhão Atlético Clube, em sua excursão por Santarém, em 1963, com uma vitória (2 a 1 contra o América) e um empate (por 1 a 1 com o São Raimundo).
*
De passagem por Santarém, o famoso cômico Zé Trindade se exibiu no Cine Teatro Cristo-Rei, "oferecendo ao público local um espetáculo ligeiro, de piadas, histórias engraçadas que de algum modo agradou pelo seu ineditismo".
*
Em agosto, foi criada a Sociedade Cooperativa Agropecuária do Lago Grande da Franca, tendo como seu presidente Ítalo Amazonas Miléo. Os outros diretores eram Nelson Rodrigues Coelho e Sansão Bento Lourido. Os conselheiros: Agapito Guimarães de Oliveira, Gondeberto Batista Diniz, Raimundo Amaral Mariano e Daniel Domiciano Soares da Silva.
*
Cumprindo um ritual que na época ainda se praticava, em novembro, Wilson Dias da Fonseca, o maestro Isoca, fez, em nome do seu colega de Banco do Brasil, Izaías Lisboa Filho, o pedido de casamento de Conceição. O pedido foi aceito "com satisfação" pelos pais da noiva, Alfredo e Maria Braga Coelho, em meio a uma "magnífica recepção" que promoveram em sua residência.

Nenhum comentário: