terça-feira, 11 de novembro de 2008

Passageiros deixados do lado de fora do porto da CDP



Passageiros de embarcações que partem do porto da Companhia Docas do Pará em Santarém rumo a Manaus, Belém, Macapá e outras cidades da região norte reclamam o novo horário de embarque estabelecido pela companhia há cerca de três meses. Segundo eles, as pessoas têm pouco tempo para arrumar as bagagens e seguir viagem, além do local não possuir espaço cômodo enquanto se espera para embarcar ou buscar encomenda. "Não sei o que aconteceu. Agora a gente tem que ficar horas esperando a boa vontade deles para pegar encomenda, isso quando alguém do barco vem aqui e traz a lista dos nomes a quem é direcionada a encomenda. Se não tiver já era, como aconteceu comigo semana passada. O meu irmão mandou uma encomenda de Manaus para a minha mãe que estava doente e não pôde vir aqui buscar. Quando cheguei aqui no portão o nome dela constava na lista mas eles não quiseram me dá a encomenda, mesmo mostrando a identidade dela. Resumindo, a encomenda voltou, o meu irmão foi fazer procuração no barco e disseram que tinham nos entregado", revoltado disse o professor de física, Daniel Castro, acrescentando que é preciso criar outro mecanismo para resolver esse problema. "Eu acho que deveriam contratar umas três pessoas para que fizessem procuração das encomendas nos barcos. Você viria no porto, trazia a documentação e eles verificariam se ela teria sido transportada pela embarcação. Dessa forma, não acumularia tudo isso de gente aqui na frente", destacou.
A senhora Marinete da Silva Costa, 73 anos, reclama a falta de espaço adequado para esperar o horário de embarque. "Só tem esses dois banquinhos aqui. Antes, a gente ia direto para o barco, deitava e só esperava a embarcação sair. Agora mudou tudo, os nossos parentes não podem nem chegar perto do barco para se despedir da gente", comentou a aposentada que veio visitar a família em Santarém e volta para sua atual residência em Manaus, lembrando que além disso a viagem está mais cara. "As passagens estão subindo, não se pode levar tanta bagagem e o preço da alimentação e muito aquém do nosso salário e gosto. Falando sério, a comida é muito ruim", reclamou.
Durante a manhã da última sexta-feira (07) dezenas de pessoas aguardavam o horário para tentar embarcar ou buscar encomendas. Segundo um dos guardas que trabalha na CDP, a instituição de regras para a entrada no porto é para evitar que acidentes aconteçam e garantindo um espaço mais seguro para a população que aos poucos vai ter que se acostumar. "Acredito que em breve as pessoas vão agradecer por essa demora. Tudo isso faz parte de uma série de medidas de segurança a fim de evitar furtos em embarcações que antes aconteciam em número acentuado, além de prevenir outros acontecimentos negativos", contou o servidor que preferiu não se identificar.
O horário de embarque e para o recebimento de encomendas acontece das 10h às 10h30min e das 13h às 13h30min. Em geral, as embarcações saem ás 14h.

Nenhum comentário: