quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Santarém incluída no mapa da dengue

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Saúde, revelou que no estado do Pará a capital (Belém) e outros oito municípios estão em situação de alerta contra a dengue. Os dados apresentam piora em relação a 2007, quando apenas cinco cidades apresentaram a mesma situação. Demonstram, portanto, a importância da continuidade das ações de prevenção e combate para evitar que o cenário evolua novas áreas.

No Pará, 10 cidades realizaram o levantamento e enviaram os dados para o Ministério da Saúde. Do total, apenas Abaetetuba apresentou índice satisfatório (abaixo de 1% de infestação). Outras nove cidades estão em situação de alerta (índice de infestação entre 1% e 3,9%): Ananindeua, Belém, Benevides, Cametá, Castanhal, Marabá, Marituba, Santa Bárbara e Santarém.

Nesses municípios, utensílios para abastecimento de água (caixas d´água, tonéis, poços), lixo e depósitos domiciliares (vasos, pratos, lajes e piscinas) são os criadouros predominantes.

Em Santarém, o índice é de 1,8, o terceiro pior índice dos municípios paraenses pesquisados.

Nenhum comentário: