segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Manancial de água da Cosanpa ameaçado por poluição

A Associação dos Moradores dos bairros Nova República, Floresta, Vitória Régia e Associação dos Carvoeiros de Santarém estão colhendo assinaturas desde a semana passada a fim de enviar ao Ministério Público Estadual pedido para que os promotores realizem fiscalização em serrarias que estão próximas ao ponto de captação de água que abastece os bairros daquela grande área. Segundo uma das líderes do movimento, Letícia Fernandes, o objetivo é prevenir que o ponto de captação seja comprometido e a água se torne imprópria para consumo humano.
"A nossa preocupação está relacionada com a área onde está instalado o poço de captação de água da Cosanpa. Nós observamos que é uma cabeceira de Igarapé, tem um poço instalado dentro da área, é depósito de lixo, inclusive a própria SEMINF fez uma reviravolta de terra, deixando o entulho, prejudicando a cabeceira do Igarapé que fica mais acima. Nós queremos preservar pelo menos o que se tem. E por último, nós estamos vendo que toda a enxurrada que desce do bairro da Vitória Régia e da Nova República desemboca no posto de captação da Cosanpa", destacou Letícia Fernandes.
O abaixo-assinado está sendo colhido em função de sensibilizar o Ministério Público do Estado para que verifique a situação degradante do local. "A nossa intenção é fazer com que este abaixo-assinado, sensibilize o Ministério Público Estadual e demais organizações interessadas em preservar a qualidade da água que bebemos. Para isso, já conversamos com o presidente da câmara, e ele disse que vai convocar esses órgãos para discutirmos a problemática. Nós entendemos que o asfalto não resolveria o problema. Para os moradores, é preciso que seja construída uma ponte onde está instalada a cabeceira do Igarapé", contou Letícia Fernandes.
Para a coordenação da frente de defesa daquela área, é preciso que medidas emergenciais sejam tomadas a fim de preservar o ponto de captação de água. "O que nós sugerimos diante dessa situação que seja feita uma limpeza por parte da SEMINF, que a Cosanpa viesse ver a situação da área, que felizmente já veio apreciar inclusive trouxe o estudo que comprovou a boa qualidade da água. Reunimos com o representante do ISAM e a gente fez uma visita na área e observaram tudo àquilo que nós estávamos questionando", observou Fernandes.
Algumas serrarias estão localizadas as proximidades do igarapé que nasce na área de captação de água da Nova República. Com medo de que o problema detectado pelos moradores do bairro Nova Vitória, onde serrarias estavam depositando serragens próximo ao ponto de captação de água e poluindo o líquido distribuído as casas, a associação de moradores da Nova República quer fiscalização do MPE, com o intuito de impedir a destruição e a poluição da nascente.
As assinaturas serão colhidas durante todo o mês de Dezembro e o abaixo-assinado entregue no mês de janeiro. "Gostaríamos de contar com a participação de grande parte dos moradores dos bairros envolvidos. É um trabalho que vai beneficiar a todos, sem distinção, evitando problemas posteriores como doenças. As folhas estão sendo espalhadas pela grande área e conta com a participação dos moradores", pede Letícia Fernandes.

Nenhum comentário: