terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Selante dentário tem alta procura nas férias

Alessandra Branches
Repórter


Além do fio dental, aplicação de flúor e outros métodos que combatem o aparecimento de cáries, os dentistas apostam na utilização de selantes, instrumento que age como uma camada plástica protetora dos dentes. Em Santarém, a procura pela proteção resce a cada dia, em especial no período de férias, quando os estudantes, utilizam o recesso escolar para cuidar da saúde bucal.
"A procura é muito grande porque o resultado é muito bom. O selante é uma película protetora que é colocada nos dentes erupcionados como é o caso dos pré-molares e os molares, que tem os sulcos, cavidades bem rasinhas que acumulam restos de alimentos que podem ocasionar cáries", contou a odontóloga Ciléa Reis Fernandes, acrescentando que mesmo parecendo não ter uma ação direta sobre o problema, os selantes previnem cáries ao criar uma barreira entre os dentes e os açúcares e bactérias. "Outra vantagem do procedimento é impedir a progressão da cárie. Ou seja, o selante tem a propriedade de impedir que a cavidade aumente, exigindo um doloroso tratamento de canal", diz a especialista em prevenção em doenças bucais. .
Ciléa explica que o selante age como uma camada plástica protetora. É aplicado nos pontos de maior incidência de cáries, como as depressões nos dentes laterais e de trás - que servem para mastigar o alimento. "Vale ressaltar que 90% das cáries ocorrem durante a infância, posto que a criança ainda tem dificuldades para manusear a escova e retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes. Por isso, é preciso que os pais tomem cuidado com a saúde bucal de seus filhos e façam a última escovação do dia nos dentes das crianças. A escovação após o jantar é essencial", pede a odontóloga.

Nenhum comentário: