terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Carro de jornalista é atingido por um tiro

Do Espaço Aberto:

Uma bala perdida – que pode nem ser tão perdida assim – intriga o jornalista Jorge Calderaro, editor do site Acorda Pará, um dos mais acessados em todo o Estado.
A bala, segundo relato feito ao blog pelo próprio Calderaro, foi encontrada no último sábado, 3 de janeiro. Estava alojada no teto de seu carro, um Celta, bem na direção do local onde senta o passageiro.
O veículo fica estacionado sempre na garagem, mas o jornalista diz que não ouviu nenhum barulho de disparo de arma de fogo. Calderaro afirma que o tiro foi disparado antes do dia 3 de janeiro e muito provavelmente depois de 27 de dezembro do ano passado, data em que publicou no Acorda Pará o artigo intitulado Pará Terra de Direitos. Totalmente sem Lei..
No artigo, Calderaro critica energicamente a onda de insegurança que assola Belém, menciona a falta de estrutura no combate ao banditismo, lembra que a cidade está às vésperas de sediar o Fórum Social Mundial – que atrairá para a cidade milhares de visitantes – e adverte: “Devemos cobrar energicamente das autoridades constituídas um ‘basta’ para esse caos instalado [na área da segurança pública].”
O jornalista disse ao blog que, além do artigo publicado, e com o qual o tiro disparado contra seu carro poderia ter alguma vinculação, não recebeu qualquer tipo de ameaça, seja por e-mail, seja através de ligações telefônicas.
No site Acorda Pará, o jornalista Luiz Alho e o engenheiro agrônomo Nelson Tembra escreveram, respectivamente, os artigos Bala perdida, endereçada? e Liberdade de Imprensa e violência no Pará, em que se solidarizam com Calderaro e deploram que o exercício do jornalismo possa dar ensejo a tentativas de intimidação.

Nenhum comentário: