domingo, 25 de janeiro de 2009

Simão Jatene será operado

No Amazônia:

O ex-governador do Estado do Pará, Simão Jatene, 59, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Porto Dias. Ele procurou atendimento médico anteontem na Unidade de Urgência com queixas de dor torácica intermitente.
Segundo o boletim médico divulgado ontem, Simão Jatene passou por avaliação médica e foi submetido a cineangiocoronariografia (termo técnico para cateterismo cardíaco), com diagnóstico de coronariopatia (doença que atinge artérias do coração).
Até a noite de ontem ele permanecia sob monitoramento na Unidade Terapia Intensiva Cardiológica. Segundo informações do boletim médico assinado pelo gerente de UTI do Hospital Porto Dias, o médico Rômulo Ninca, o ex-governador será submetido à angioplastia amanhã. Trata-se de uma cirurgia realizada com o objetivo de desobstruir uma artéria do paciente.
Os médicos identificaram, após o cateterismo, o entupimento de uma artéria do coração de Jatene, que passa bem e deve deixar a UTI ainda hoje.
Segundo informações, Simão teve que fazer um cateterismo na noite de anteontem após passar mal. Ele sofre de pressão alta. O cateterismo é um exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares.
O exame permite, por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária. Após o procedimento, Jatene foi para a UTI, procedimento que é normal após esse tipo de exame.
A angioplastia é uma cirurgia que consiste na colocação de um stent na artéria. O stent é uma estrutura metálica introduzida fechada na artéria e expandida no local onde está a placa de aterosclerose que provoca o entupimento. Ao ser comprimido, o conteúdo fibrótico da placa é esmagado contra as paredes da artéria e o stent ali colocado garante a passagem do sangue.
A cirurgia é realizada por cateterismo intervencionista, ou seja, utilizando um cateter com visor na extremidade que ajuda a localizar o ponto exato em que está a obstrução.

Um comentário:

Anônimo disse...

É só uma inclusão de stent, nada complicador, mas bastante e providencial para tirar Simão das conversas sobre as eleições de Santarém, que aliás, ele so atrapa;ha com a visão partidária de olho em 2010.
Depois, ele só decide após converdsar com Jader, com quem mantém estreita aliança para consolidar a chapa PMDB/PSDB.
E como fica no interior que o PSDB e PMDB vem se matando desde as eleicoes municipais?
Nem começaram a ampla discussão, mas já se vê o desconforto.
Vejam Barcarena, onde o Wlad e o Amaral com o grupo do Prefeito estão em guerra.
Em Itaituba, Roselito e Walmir.
Helder e Pioneiro. só alguns dos pontos.....