quinta-feira, 5 de março de 2009

Governo vai monitorar desmatamento em Monte Alegre

Ao comentar o índice de desmatamento apurado no período de novembro de 2008 ajaneiro de 2009, de 754,3 km² em toda a Amazônia, dos quais 318,7 km² no Pará, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Ortega, avalia que, mesmo respondendo por metade dos dados, no geral o volume é pequeno comparado com o histórico desse mesmo período.
O volume apurado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é 70% menor que o mesmo volume do período no ano passado. "Isso é importante porque indica que aquele movimento que poderia acontecer no ano passado, que foi de crescimento do desmatamento, quando se constatou que de agosto/07 a agosto/08 houve um pequeno acréscimo no desmatamento em relação ao ano anterior, não se configurou", acentuou Ortega. A explosão não aconteceu, embora não tenha havido diminuição.
Outro dado importante é que, nesses três meses apurados, houve uma queda muito significativa em relação a esse mesmo período de 2007 para 2008. Para Ortega, é preciso levar em conta que este é um período que os números podem ser traiçoeiros, pela alta cobertura de nuvens. O Inpe trabalhou com índice de cobertura de nuvens de 63% a 86%, ou seja, o satélite está enxergando menos de 30% da Amazônia. "Pode ser que haja desmatamento encoberto e que a gente possa se surpreender a partir de abril", comentou Ortega.
(Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário: