segunda-feira, 13 de abril de 2009

Prefeitura de Santarém perde R$ 2 milhões de receita

O prefeito José Maria Tapajós admite que a Prefeitura de Santarém começa a enfrentar dificuldades financeiras por causa da queda no repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municíoios(FPM) e da arrecadação própria do município. A maior preocupação de Tapajós, no momento, é garantir recursos próprios necessários à contrapartida de projetos de infra-estrutura urbana que são executados com verbas federais. " Hoje o abalo da crise no município já ultrapassa 14%, se comparado com o mesmo período do ano passado, significando uma perda de mais de R$ 2 milhões ", afirmou o prefeito.
Tapajós ressaltou que "de cada 100 mil reais nvestidos pelo PAC a prefeitura precisa investir 10 mil reais do tesouro do município e a cada 1 milhão de reais a prefeitura investe 100 mil reais". Por isso o prefeito afirma se preocupar com a situação financeira do município, considerando essas obrigações que precisam ser cumpridas. "Além disso, o governo do município investe os 25% na educação que é constitucional e ainda 15% aplicados na secretaria da saúde. Só nesses investimentos são aplicados 40% dos recursos do tesouro cumpridos pela Lei de Responsabilidade Fiscal", esclareceu o prefeito.
Apesar do abalo nos recursos do tesouro, Tapajós diz confiar nas medidas que estão sendo anunciadas pelo Governo Federal no sentido de prevenir para que a queda do recurso possa ser reposto de uma outra forma. Mas de acordo com o prefeito, o abalo na arrecadação do tesouro não vai interferir na folha de pagamento dos funcionários que será paga dentro do próprio mês, como vem sido feito.

Nenhum comentário: