quarta-feira, 13 de maio de 2009

Além do atraso na entrega, alunos recebem kit escolar incompleto em Santarém

Suzana Pinto
Repórter


O Governo do Estado anuncia a distribuição do kit escolar para as escolas de ensino fundamental e médio. Em Santarém, os professores do Ensino Modular discutiram em reunião a demora na entrega do material já que nessa modalidade de ensino apenas três escolas receberam o kit composto de mochila, agenda e duas camisas de farda.

O professor Arildo Nogueira informa que as escolas que receberam o material, o kit estava incompleto. Foram entregues apenas mochila e agenda. O professor ressalta que as crianças têm necessidade da farda haja vista que as aulas já começaram e os alunos estão freqüentando a escola com o uniforme antigo. Há escolas em que nenhum item do kit escolar ainda não foi entregue aos alunos.


A Seduc (Secretaria Estadual de Educação), por meio da 5ª URE (Unidade Regional de Ensino), esclareceu que os kits escolares estão separados e guardados prontos para serem entregues em todas as escolas estaduais do regular e do modular. De acordo com Graça Ninos, diretora da 5ª URE, a entrega ainda não foi efetuada em função de apenas a mochila e a agenda estarem disponíveis na secretaria. As fardas estão sendo confeccionadas, por isso, a diretora diz que, para evitar duas idas às escolas, a Seduc irá aguardar a chegada do restante dos materiais para fazer só entrega dos kits de uma só vez.


A diretora Graça Ninos afirma que as escolas que receberam apenas a mochila e a agenda fizeram a entrega por conta própria. O atraso é resultado da forma de aquisição do kit completo pois, de acordo com Graça Ninos, a Seduc envia a mochila e a agenda, mas a camisa é de responsabilidade das escolas.


A diretora da URE informa que o Governo do Estado repassa uma quantia de R$ 10,00 por camisa(R$ 20,00 por aluno), para os conselhos das escolas que precisam fazer uma tomada de três preços e escolher um fabricante responsável pela vestimenta. Contudo há escolas em Santarém que não tem conselho escolar estruturado que são as escolas Felisbelo Sussuarana e Plácido de Castro. Nesses casos, o repasse de verba é feito por meio de uma outra escola que tem o conselho formado, chamado de conselho amigo, responsável por receber do Governo o investimento. No entanto, o pedido e repasse de verba são feitos somente após a aquisição e prestação de contas da escola amiga.


Além das escolas regulares e do modular, outras instituições também receberam o kit como a UES (Educação Especial), o NAES (Nucleio Avançado de Educação Supletiva), o NTE (Núcleo Tecnológico Educacional) e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Especiais). Estas instituições não possuem conselhos escolares, por isso, as fardas foram confeccionadas por uma cooperativa de costureiras da cidade formada por pessoas que fizeram o curso do programa bolsa trabalho.


A professora Graça Ninos garante que todas as 36 escolas e mais de 40 mil alunos receberão o kit completo. Ela esclarece que há escolas em que faltarão alguns kits em função da demanda de alunos, pois a quantidade de kits é repassada de acordo com a matricula de cada escola, dessa forma, a estimativa foi feita em 2008 e este ano as escolas que tiveram o número de alunos acrescido deverão solicitar à Seduc a complementação do material.

Nenhum comentário: