Os problemas de logística enfrentados pelos produtores rurais de Mato Grosso podem ser minimizados com a total implantação da BR-242, antiga MT-242. Parte da rodovia estadual foi federalizada, e a obra está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também chamado Corredor Leste-Oeste, o trecho está em processo de implantação, que inclui estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental; e projeto de pavimentação, que beneficiará além dos produtores, todos os moradores da região despertando o interesse de empreendedores para a localidade. Com a construção da rodovia, que passa por seis municípios, a intenção é melhorar a infraestrutura logística e promover o desenvolvimento econômico-social destas cidades. A BR parte de Sorriso e segue ao Leste do Estado passando por Nova Ubiratã, Gaúcha do Norte, Querência (trecho do PAC), e poderá se estender a São Félix do Araguaia, além de alguns distritos, totalizando um t recho de aproximadamente 400 quilômetros que encurtará as viagens para o escoamento de grãos. Também poderá ser utilizada como ramal rodoviário para outros tipos de viagens. Atualmente, os produtores têm como opção para escoar a safra pelas BRs 158 e 163, e que devido ao longo percurso acaba encarecendo o frete e reduzindo o valor final do produto, gerando como consequência perda de competitividade em relação a outras unidades da federação produtoras. Para os agricultores, com a conclusão do processo de implantação da rodovia, que não tem um prazo estabelecido (as obras do PAC têm previsão de serem finalizadas em dois anos), haverá uma nova alternativa para escoar a safra, que poderá seguir rumo ao Norte do país (no porto de Santarém - PA) ou para o Leste do Brasil, chegando a Alto Araguaia com direção ao porto de Santos, já que a rodovia faz parte do entroncamento das BRs 158 e 163, respectivamente.
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