segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estado laico


Comentário de Jota Ninos sobre o post A Cezar o que é de Cezar, a Deus o que é de Deus

O que as igrejas (todas) arrecadam de seus fiéis, serve para ostentar o luxo de catedrais e templos suntuosos. Devem servir também para o aluguel de grandes áreas para eventos religiosos de grande monta.

Mas pelo que se sabe, contam sempre com as benesses do poder público, que doa seus espaços para as grandes concentrações, ou pior, doa até áreas para construção de seus palácios.

O Estado é laico, conforme rege a Constituição Federal. O que significa que não se deve misturar Igreja e Estado (ou voltamos à era Medieval?).

Os espaços públicos feitos para um entretenimento esportivo, devem ser reservados só para tal. É bem verdade que o nosso estádio municipal por estar um tanto em desuso (já que os futebol local caiu em desgraça), passou a ser utilizado para outro tipo de evento.

Mas a ascensão do São Raimundo (e quiçá do São Francisco num futuro próximo) precisa de um palco adequado para uma festa genuinamente popular.

Concordo com Miguel: aos fiéis (religiosos) o que é de seus deuses, um espaço para professarem sua fé e aos fiéis (torcedores) o espaço que foi construído para a prática esportiva.


Nenhum comentário: