quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mostra de Teatro Amador começa amanhã em Oriximiná

Começa no dia 08 de maio a XVI Mostra de Teatro Amador de Oriximiná. O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade há anos, foi criado em 1990 para fomentar a produção teatral de Oriximiná. “Depois de uma série de oficinas de teatro, os grupos se organizaram e elaboraram uma noite de apresentações, que, ao longo dos anos, acabou se tornando a mostra”, explica o secretário de Cultura, Desporto e Lazer do município de Oriximiná, Adélcio Corrêa.

O evento, que conta com patrocínio da Mineração Rio do Norte (MRN) - em parceria com governo Federal, através de incentivo fiscal via lei Rouanet -, já extrapolou os limites da cidade. Nos últimos anos, grupos teatrais de Óbidos, Barcarena, Santarém e Ananindeua já se apresentaram. Esse ano, a fim de motivar a reorganização dos grupos municipais para uma produção permanente, a mostra será fechada, apenas com grupos de Oriximiná.

“É muito importante que os grupos continuem produzindo depois do evento, fomentando o público local, fazendo do teatro uma opção de lazer”, ressalta o secretário Adélcio Corrêa. Dessa forma, a arrecadação de ingressos simbólicos (R$ 1,00) será destinada à produção teatral no segundo semestre.

O sucesso da mostra fez com que a programação dessa edição fosse prolongada. “Nos últimos anos, tivemos que fazer sessões extras para atender o público. A procura foi muito grande, formaram-se filas enormes. Se for necessário, faremos sessões extras esse ano também”, destaca o secretário. As apresentações, que vão até dia 24 de maio, serão sempre às 19h30, na Casa de Cultura de Oriximiná.

Confira a programação da XVI Mostra de Teatro Amador de Oriximiná:

08/05

Espetáculo: Quem vai levar Mariazinha pra passear?

Grupo: No’s em Cena.

09/05

Espetáculo: Deu a louca na Chapeuzinho

Grupo: Amazônia em Cena

10/05

Espetáculo: O apito mágico do boto Juvêncio

Grupo: Grupo Cultural Encantos Amazônicos

15/05

Espetáculo: Três coroas e um playboy

Grupo: Os Espocas

16/05

Espetáculo: No balanço da canoa

Grupo: Uirapuru

17/05

Espetáculo: De louco todo mundo tem um pouco

Grupo: Vida Teatral

23/05

Espetáculo: Família composta

Grupo: Uruá-Tapera

23/05

Espetáculo: A doméstica e o candidato

Grupo: Muiraquitã

24/05

Espetáculo: O caso da galinha Bujica

Grupo: Konduri


(Fonte: Assessoria de imprensa da MRN)

Nenhum comentário: