quarta-feira, 17 de junho de 2009

Abaixo-assinado contra novo fuso horário será inócuo

A Rádio Rural de Santarém encabeça uma campanha de recolhimento de assinaturas contra o decreto do presidente Lula que adiantou em uma hora o fuso horário de Santarém para coincidir com a hora oficial do país.

Um dos argumentos usados pelo padre Edilberto Sena, líder do manifesto, é a exclusão dos municípios amazonenses do decreto. Manaus, por exemplo, continua com o antigo horário de Santarém.

Mas ontem, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou ontem projeto que altera o fuso horário de seis estados e unifica a hora legal em todo o território brasileiro. A proposta prevê que relógios sejam adiantados em uma hora em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Assim, todos os estados passariam a seguir a hora oficial de Brasília, que já vale para o restante do território nacional. O texto precisa passar pela Comissão de Relações Exteriores do Senado antes de ser votado na Câmara.

Autor do projeto, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que a diferença de horário prejudica a atividade econômica nos estados que não seguem os ponteiros da capital federal.

Para o tucano, a unificação vai reduzir problemas no sistema financeiro, nos transportes aéreos e nas comunicações. Se aprovada, a proposta eliminará diferenças na programação das emissoras de TV. Em abril de 2008, o Senado aprovou projeto que reduziu em uma hora a diferença de fuso do Acre e de municípios do Pará e do Amazonas. O texto virou lei em junho.

Nenhum comentário: