
Deflagrada na última sexta-feira (19), a Operação Bajara apreendeu nas primeiras horas da ação, uma balsa com cerca de mil metros cúbicos de madeiras nobres das essências ipê, maçaranduba e angelim, que estava sendo transportada sem nenhuma documentação na confluência dos rios Curuará e Amazonas. O responsável será autuado em cerca de R$ 300 mil pela infração.
De acordo com o Chefe da Fiscalização do Ibama em Santarém, Gustavo Podestá, a região do rio Curuá-Una/Curuatinga tem apresentado muitos problemas referentes à extração ilegal de madeira. "É uma área que tem sofrido com a intensa exploração ilegal de madeira nos últimos anos, por causa da facilidade de escoamento pelos rios, já que é repleta de ramais", explica Podestá.
A balsa com as madeiras já está sob os cuidados da Gerência do Ibama de Santarém e será encaminhada para doação. A Operação Bajara, que foi iniciada no dia 19 de junho, tem o objetivo de combater a extração, transporte fluvial e comercialização de madeira ilegal na região do curuatinga. Ela permanecerá na área por tempo indeterminado.
(Fonte: Ascom/Ibama)
Nenhum comentário:
Postar um comentário