quarta-feira, 3 de junho de 2009

Oi deixa celular e internet fora do ar



A telefonia celular e o sistema de comunicação por internet passaram a manhã de ontem em pane nos Estados do Pará e Maranhão. As operadoras de telefonia Oi e Amazônia Celular ficaram fora do ar, dificultando o trabalho das empresas, bancos, operação de cartão de crédito nos establecimentos comerciais, venda de créditos para telefone celular, entre outros, tornando a manhã na capital paraense, praticamente inútil para várias empresas, que dependem do sistema de telefonia e da rede de internet.
Através da assessoria de imprensa, a Oi, que opera o sistema Velox, informou que o problema foi gerado por acidentes ocorridos em obras civis realizadas por algumas empresas em duas cidades maranhenses, que acabaram afetando a transmissão de toda a rede. A operadora explicou também que as obras não são de responsbilidade da empresa, mas de terceiros.
Um dos acidentes ocorreu em uma ferrovia e a segunda durante a colocação de um poste de energia, que acabaram causando o rompimento de cabos de fibra ótica da companhia nos municípios maranhenses de Bacabal e Santa Inês, próximo à divisa com o Estado do Pará. Os danos à rede da companhia afetaram os serviços de longa distância, telefonia móvel e comunicação de dados da empresa nos dois Estados, Pará e do Maranhão, que deixaram sem comunicação grande parte da população que utiliza as operadoras do sistema Oi e Amazônia Celular, além do Velox.
Ainda pela manhã, informa a nota da OI, equipes técnicas foram mobilizadas para normalizar o serviço. Mas, a comunicação só foi normalizada por volta das 14 horas, causando grande prejuízo.
Nas agências bancárias, o trabalho foi totalmente prejudicado pela manhã e só retornou à tarde. Muitas pessoas que tentaram fazer operações bancárias, como saque ou depósito de dinheiro perderam tempo se dirigindo às agências ou caixas eletrônicos.
Na agência do Banco do Brasil, localizada na avenida Presidente Vargas, por volta das 11 horas, várias pessoas pretendiam ser atendidas, mas tiveram que voltar para casa frustradas.
A estudante universitária Marília Luz, contou que tentou sacar uma quantia em dinheiro na agência do BB, localizada na Santo Antônio, saiu da UFPA mais cedo, mas ao chegar ao banco recebeu informações de que o sistema estava fora do ar. Ela resolveu retornar à tarde e só conseguiu fazer o saque por volta das 15 horas.

Nenhum comentário: