sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sebastião Curió vai a julgamento nesta sexta-feira


Dezesseis anos depois do crime está marcado para esta sexta-feira (5/6), às 9h, o julgamento do tenente-coronel da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura. Sebastião Currió é acusado de ter assassinado um adolescente em 1993 em Sobradinho. Curió é conhecido pela repressão à Guerrilha do Araguaia e pela liderança no coração do garimpo de Serra Pelada, no Pará.

O tenente-coronel da reserva será julgado pelo homicídio do adolescente Laércio Xavier da Silva, 17 anos. O crime ocorreu no dia 2 de fevereiro de 1993 no Núcleo Rural Sobradinho dos Melos. O adolescente foi morto com um tiro nas costas e o irmão dele, então com 14 anos, foi ferido com um tiro na mão. Curió tinha acusado os dois jovens de roubarem aparelhos eletrônicos da chácara que ele tinha na região.

De acordo com as investigações feitas pela 10ª Delegacia de Polícia, Curió junto com dois filhos dele e outros dois agentes da Polícia Civil do DF – todos já julgados e absolvidos – atacaram as vítimas durante a madrugada em uma chácara vizinha. Sebastião Curió assumiu a autoria dos disparos, mas alegou que atirou para se defender. O acusado foi indiciado em 2003. A denúncia do Ministério Público do DF caracterizou o ataque como “extermínio de menores infratores”.

O TJDFT já havia marcado o julgamento de Curió este ano, para o dia 20 de fevereiro, mas um habeas corpus conseguido pela defesa do acusado conseguiu a suspensão do julgamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Miguel,

A CBN acaba de informar a absolvição de Curió. O MP aceitou a tese de legítima defesa. Antes o filho de Curió tb havia sido absolvido.

E mais, o Promotor enfatizou que o julgamento foi com base nos fatos de agora. E que não julgou a vida pregressa do cidadão Curió .

É isso aí.