Adenauer Góes
Evento realizado como estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil chegou a sua quarta edição. No conjunto da obra, apresentou avanços na mobilização dos atores da produção turística do País, no sentido de apresentarem roteiros com maior qualidade e diversidade de opções que não apenas "sol e praia".
Houve também maior consolidação nas oportunidades de ampliação de mercado em especial para as médias e pequenas empresas que encontraram estratégias de comercialização mais efetivas de seus produtos.
É nesta área, que o público, ainda não ambientado com a compra no varejo,tem oportunidade de adquirir com preço diferenciado a próxima viagem.O Salão foi visitado por 98 mil pessoas, com as vendas nas áreas de comercialização sendo estimadas em mais de R$ 5 milhões, assim como também as vendas do módulo Vitrine Brasil(artesanato,jóias, vestuário e gastronomia) que chegaram a R$ 831 mil.
A rodada de negócios, organizada em parceria MTur/ Sebrae, de acordo com pesquisa efetuada pela Fundação Getúlio Vargas entre os Operadores ( compradores) foi de R$95,5 milhões para o período de um ano, e para os fornecedores locais (vendedores), os resultados parciais indicaram uma expectativa de R$134 milhões para o mesmo período.Foi efetuada uma pesquisa também pela Fundação Getúlio Vargas, que visa redirecionar campanhas promocionais e melhorias que possibilitem a consolidação crescente das propostas materializadas através do evento.
Para a edição de 2010, já existe o desafio de melhor compreender o comportamento do consumidor turístico, de modo a oferecer produtos mais em sintonia com os seus anseios e necessidades, assim como o desenvolvimento de técnicas mais eficazes de acesso ao comprador, com a finalidade de estimular o processo de decisão de compra e venda. Para isto é necessário um processo de engajamento e arregimentação mais consistente, com a presença de parceiros cada vez mais comprometidos ,seja em campanhas promocionais, seja reforçando o Salão, estimulando a ampliação do consumo.
O Salão é uma vitrine para a visualização de políticas públicas do turismo, nos seus diversos níveis, fundamentadas no processo de parceria público-privada. O Ministério do turismo, Secretarias Estaduais e Municipais, Sebraes e empresários, conseguiram apresentar uma oferta diversa, de ricas experiências que podem ser vivenciadas nas diferentes regiões do Brasil.
adenauergoes@gmail.com
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