terça-feira, 11 de agosto de 2009

Historiador aponta erros e omissões em revista editada pela FIT

Hélcio Amaral de Souza

Fui informado pelo Jornal O Estado do Tapajós da resposta dada a meu comentário sobre o Catálogo “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém”, projeto que tem como Coordenadora a Mestra em História, Prof. Antonia Terezinha dos Santos Amorim.

Permito-me fazer algumas considerações: concordo com que afirma a Mestra quanto ao conceito de nossa querida Faculdades Integradas do Tapajós, da qual sou seu ex aluno. Confirmo que não tenho formação universitária em história, mas isto não me proíbe de ter informação em história, fato até mesmo curioso, pois, nossos saudosos Wilson Dias da Fonseca, Paulo Rodrigues dos Santos, João Veiga dos Santos e nosso querido e respeitado Wildi Dias da Fonseca, autor de Santarém Momentos Históricos, a obra mais consultada pelos educadores e educandos de Santarém, suas obras foram fruto de intensa pesquisa.

Não tenho a intenção de polemizar este assunto, até mesmo por que, mais importante é revermos documentos e fazer deles nosso subsídio.

Somente agora chegou-me às mãos a Revista “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém”, na qual encontrei algumas informações que merecem ser retificadas. Segue a sugestão:

1- Página 15.- Garapeira Ypiranga- o nome carinhoso “Pequinino” era dado ao Sr. Cipriano Rocha, penúltimo proprietário da referida garapeira;

2- Página 16.- Solar do Barão de Santarém- sugiro retirar a afirmação de ter funcionado agência do Banco do Brasil no respectivo prédio histórico;

3- Página 21.-Solar do Barão do São Nicolau – As letras encontradas no gradil não correspondem as iniciais do nome do Sr. Pedro José Rosas Salgado.

4- Página 22- Igreja de Nossa Senhora Assunção- substituir o nome do italiano ”Antonio José Laudi”por Antonio José Landi e se possível, transferir a Vila Franca para a margem esquerda do Rio Tapajós;

5- Página 24- Taperinha- Substituir “Antiga Casa de Campo do Barão de Santarém” por Sede da Fazenda Taperinha;

6- Página 35- Antigo Sobrado da família Miléo- substituir “Pedro José Rosa Salgueiro” por Pedro José Rosa Salgado;

7- Página 39- substituir- “Travessa Galdino Veloso” por: Rua Galdino Veloso;

8- Página 42- na última fotografia, substituir o endereço para rua Floriano Peixoto Nº 845.

Nenhum comentário: